Único evento dedicado 100% à Intralogística e Automação da América Latina, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro em São Paulo, evidenciou potencial inovador dos segmentos
De 3 a 5 de setembro a cidade de São Paulo se tornou a capital da Intralogística com a realização da primeira edição da INTRA-LOG Expo South America, o único evento dedicado 100% à Intralogística e Automação da América Latina. No total, 4.600 profissionais altamente qualificados visitaram a feira de negócios, que superou as expectativas de negócios e de público de expositores e organizadores.
“Havia uma ansiedade por uma feira específica para intralogística e automação, que mostrasse ao mercado o potencial inovador desses segmentos. As novidades em tecnologia exibidas nos corredores do evento, seja em robótica, realidade aumentada, Inteligência Artificial e muitos outros, deixaram claro que os dias da intralogística analógica ficaram para trás”, celebrou Cassiano Facchinetti, Managing Director da INTERLINK Exhibitions, co-fundadora do evento.
Organizada pela empresa de eventos B2B e pelo Grupo IMAM, a feira trouxe ao Expo Center Norte mais de 200 marcas, representadas por cerca de 100 expositores. No pavilhão, elas apresentaram soluções para empresas de todos os portes, em cinco temáticas: automação, tecnologia, inovação, segurança e sustentabilidade.
“Muitas das empresas que estiveram conosco estavam participando de eventos com outras temáticas, que alcançam públicos mais amplos, e nós chegamos com a missão de reunir o setor novamente para potencializar os negócios – e deu super certo”, diz Facchinetti.
Os expositores confirmam a análise de Facchinetti. Este é o caso de Rafael Kessler, diretor de Engenharia da Combilift: “Alguns dos visitantes haviam agendado previamente e puderam ver o nosso equipamento em operação aqui na feira e, com isso, avançamos nas negociações. Os contatos feitos na INTRA-LOG Expo, a maior parte deles, foi de profissionais que sabiam exatamente o que queriam e geramos bons leads aqui”.
Manuel Luque, diretor de Vendas da mexicana Kroninn, avaliou que a participação na feira é positiva, favorecendo inclusive seus planos de crescimento no Brasil. “Temos clientes pedindo os serviços para executarmos aqui no Brasil, o que já fazemos no México e na Colômbia, por isso abrimos uma operação em São Paulo. Aproveitamos este espaço para buscar novos clientes e deu muito certo”.
Augusto Ghiraldello, co-fundador e VP Executivo da Invent, declarou que a INTRA-LOG é muito específica, trazendo um público muito qualificado. “Nós escolhemos expor na INTRA-LOG justamente por conta do modelo do evento ser focado na intralogística. Os visitantes que vieram até nós, estavam, realmente, interessados e procurando soluções sobre tecnologia e automação”.
A INTRA-LOG contou ainda com o apoio de companhias líderes em seus segmentos, envolvidas com o evento desde a sua concepção – entre elas, Águia Sistemas, Bertolini, Cassioli, CD Embalagens, Paletrans, Retrak, Saur, Combilift, Scheffer, Spark, ULMA Handling Systems e Portilhioli.
“O nosso objetivo é aliar o hardware da intralogística à inteligência na automação para deixar as operações mais ágeis, mais eficientes e mais seguras, um ponto importante nesse processo. E dar total visibilidade para que se saiba o que está acontecendo em tempo real, provendo maior controle e sustentabilidade, além da redução de custos”, salientou o Eduardo Banzato, diretor do Grupo IMAM e embaixador da INTRA-LOG Expo.
Atrações de alto nível
Paralelamente à feira INTRA-LOG Expo South America, ocorreu o I Fórum INTRA-LOG, palco de um debate altamente qualificado sobre o futuro e as tendências do setor e seu impacto nas operações das empresas.
Palestrantes renomados abordaram temas como a inteligência artificial aplicada ao fluxo de mercadorias e a digitalização das cadeias de suprimentos, destacando como essas tecnologias já estão sendo implementadas para enfrentar gargalos operacionais e acelerar a competitividade das empresas.
“Estamos vivenciando uma nova era da intralogística, onde a tecnologia não é apenas um diferencial competitivo, mas uma necessidade vital para o crescimento sustentável”, comentou Banzato, um dos destaques do Fórum.
O evento contou ainda com cases de empresas como Mercado Livre, Leroy Merlin, St. Marché, Superior Tribunal de Justiça, entre outros.
Um ponto de encontro que atraiu atenção por seu caráter interativo foi a Arena Tech – um espaço desenvolvido para os visitantes vivenciarem, na prática, as inovações mais recentes em movimentação e armazenagem com algum grau de automação. No espaço, e pelos corredores da feira, os visitantes interagiram com robôs, AMRs (veículos autônomos para transporte de carga), e drones programados para fazer o inventário de estoques.
“A proposta era expor as soluções de maneira mais efetiva e prática para os visitantes da feira. Uma área bem tecnológica, com toda a essência da intralogística. Em 2025 teremos uma Arena Tech maior e com muito mais novidades”, explicou Roberto Deivid, CEO do Grupo Painel Logístico, que coordenou a área.
Uma segunda área que atraiu os visitantes foi o Hub de Inovações. Localizado em uma área de destaque do pavilhão, o espaço foi palco de palestras, workshops e networking, com apresentações gratuitas sobre as tendências e os lançamentos dos expositores do evento. IA aplicada à intralogística; vantagens na locação de empilhadeiras; armazéns seguros; e a verticalização da armazenagem e preparação de pedidos, estiveram na pauta das apresentações.
Assine Newsletter
Sobre a INTRA-LOG Expo South America
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |