Missão do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e a atração de investimentos para a indústria cultural
O Governo de São Paulo selecionou 10 empresas para participar da comitiva para o Ventana Sur, um dos maiores eventos da América Latina do setor audiovisual, no Uruguai. A missão empresarial, que acontece entre 2 e 6 de dezembro, será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As empresas selecionadas para a missão são: Acere, Filmland Internacional, Latina Estudio, LB Entertainment, Multiverso Produções, Nucleo Hub, Oz Produções Audiovisuais e Comunicação, Lira Filmes, Promovere e Ribas Filmes. Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
“O setor do audiovisual em São Paulo está em constante crescimento. Ter essa missão do CreativeSP para promover a troca de experiências, para que as empresas paulistas possam buscar novos parceiros e perspectivas, é muito importante. Vamos levar e mostrar o nosso potencial para o mundo”, comentou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
As empresas selecionadas poderão trocar conhecimentos e fazer negócios com representantes de mais de 40 países. Em 2023, o Ventana Sur recebeu cerca de 4,4 mil profissionais, como promotores de eventos, produtores e distribuidores internacionais. O evento também é importante para quem busca financiamento e parcerias para a produção de conteúdo.
O Ventana Sur é organizado pelo Marché du Film (Mercado do Filme, em português), o mesmo que é responsável pela área de negócios do tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França, do qual o CreativeSP também participa.
Assine Newsletter
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 27 missões já realizadas, o CreativeSP levou 245 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão 10 missões em 2024. O CreativeSP já esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA), nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França), no Festival Fringe de Edimburgo (Escócia), na Gamescom (Alemanha), na Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e na Womex (Inglaterra).
A missão para o Ventana Sur encerra o calendário desse ano, mas o de 2025 será divulgado nas próximas semanas.
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |