Feicon 2024: Crescimento Exponencial e Inovação na Construção Civil
Segunda, 08 Abril 2024 14:09

Feicon 2024: Crescimento Exponencial e Inovação na Construção Civil

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

feicon

A FEICON 2024, acontece entre os dias 2 e 5 de abril no São Paulo Expo, está pronta para ser a maior e mais completa edição de sua história. Em entrevista exclusiva, Ivan Romão , Diretor da Feira, revela as novidades que os visitantes podem esperar, desde um crescimento exponencial de 30% em área e expositores até iniciativas inovadoras para facilitar o networking e a geração de negócios.

 

Feiras Industriais: A Feicon 2024 está 30% maior em termos de área e número de expositores. Com esse crescimento exponencial, qual o impacto esperado na geração de negócios e no número de visitantes? Como a organização pretende otimizar o fluxo de pessoas e garantir uma experiência positiva para todos os participantes, considerando o aumento significativo da feira?

Ivan Romão: A FEICON tem o desafio de se superar a cada ano há quase três décadas e isso, por si, mostra seu viés de inovação e também a importância para o planejamento das empresas do setor, que encontram na feira uma grande vitrine para suas novidades, lançamentos e serviços, bem como um hub de atualização profissional conectado com os temas mais atuais e que impactam em produção e vendas, na ponta. Esta edição será 30% maior em comparação com o ano passado, tanto em área quanto número de expositores. Só o macro setor de acabamentos cresceu 15%, puxado, principalmente, pelo segmento de tintas. Serão mais de 1.000 marcas formando um mix completo, que abrange a cadeia da construção civil por inteiro. Já sobre os visitantes, a expectativa é de ultrapassar 100 mil pessoas, entre engenheiros, arquitetos, construtores, etc.

Em uma comparação rápida, é como ter dois estádios e meio do Pacaembu, em São Paulo, com tomadores de decisão, compradores e profissionais da indústria.

Isso, claro, atrai empresas de todos os portes. Entre Elas, Amanco Wavin, ArcelorMittal, Black+Decker, Bosch, Casa do Construtor, Henkel, Lukscolor, Steck e muitas outras. Mesmo com quatro dias de realização, a FEICON é um universo. É possível conferir a lista completa, incluindo a possibilidade de já selecionar os de maior interesse para visitação, através do site www.feicon.com.br.

A organização tem uma série de ferramentas para otimizar a experiência e isso começa já no credenciamento. Quando o visitante faz o registro, marca suas preferências e objetivos, o que é a base para a nossa ferramenta de matchmaking. Nossa inteligência de dados, então, cruza essas informações com o banco dos expositores e gera indicações relacionadas ao propósito de cada um. No pavilhão, a divisão é por macrossetores e as trilhas específicas, como as Rotas de Sustentabilidade e de Tecnologia, têm sinalização especial. Vale lembrar que o aumento do espaço expositivo também foi pensado nesse sentido.

 

Feiras Industriais: A programação da Feicon 2024 abordará temas como sustentabilidade, inovação e tecnologia, que são cruciais para o futuro da construção civil. Poderia destacar os principais eventos paralelos e seus debates que irão ocorrer durante a feira?

Ivan Romão: Sem dúvidas, sustentabilidade e tecnologia são grandes pilares do setor e, como diz nosso slogan deste ano, “se tem novidade na construção, tem na FEICON”. Por isso, teremos mais uma edição das Rotas de Tecnologia e da Sustentabilidade, que são trilhas que levam aos expositores com soluções e produtos que otimizam a rotina operacional e proporcionam benefícios aos projetos, como aumento de eficiência, segurança, qualidade e redução de custos, além de atender aos critérios de ESG, com foco em redução de impactos ambientais e maior responsabilidade social nas obras.Já sobre os conteúdos, teremos diversas experiências de conteúdo, incluindo 18º Simpósio Sincomavi, um espaço dedicado a aulas dinâmicas também sobre o varejo matcon e dois Núcleos de Conteúdo: o de construção, voltado para construtores, engenheiros, arquitetos e gestores de obras, e o de varejo, realizado durante toda a FEICON, focado em varejistas e distribuidores. Teremos, também, a 98ª edição do ENIC, maior encontro da construção civil, com um panorama completo de conteúdos e ainda o Fórum Mulheres na Construção, que acontecerá o Encontro VMC, maior congresso do varejo de material de construção. A programação inclui palestras e debates como: “Canteiro Digital”, “Gestão Inteligente: Maximizando Resultados com Inteligência Artificial”, “Inteligência de Dados entre Indústrias e Canais de Distribuição”, “Reforma Tributária e Indústria da Construção”, “As mais recentes tendências do varejo mundial”, “A importância do Compliance para Alavancar o Varejo”, “Equidade e Sustentabilidade na Construção: Impacto Social como Pilar do Desenvolvimento Sustentável”, “Inovação e Sustentabilidade na Infraestrutura”, entre muitos outros.

 

Feiras Industriais: Com o aumento de 15% de expositores no segmento de acabamentos, a Feicon 2024 oferecerá uma gama ainda mais ampla de produtos e soluções para atender às necessidades específicas de diferentes nichos da construção civil. Por isso, gostaríamos de saber por que a feira conquistou mais expositores desse segmento e se esta iniciativa atrai novos tipos de visitantes ao evento.

Ivan Romão: A proposta de valor da FEICON é a principal base de atração de novos expositores, incluindo o segmento de tintas, que teve um aumento expressivo na edição deste ano. Primeiramente, o evento tem a essência de negócios, ou seja, toda a organização é voltada para conectar as marcas ao seu público de interesse, que são os profissionais do setor com poder de decisão. É mesmo uma grande vitrine para a indústria na América Latina e que gera bilhões em contratos nos meses subsequentes à sua realização e, sem dúvidas, o melhor local para conexões estratégicas. Outro ponto importante é que a experiência do evento para as marcas vai além da apresentação no pavilhão.

 

Existe uma grande estratégia, com base em planejamento e inteligência de dados, para impulsionar negócios.

A própria FEICON não se limita ao espaço do São Paulo Expo. Através de seus canais digitais, as marcas ficam ligadas à comunidade o ano inteiro, aumentando suas tratativas e conversões. Novas tecnologias também permitem que a interação entre expositores e visitantes seja cada vez mais assertiva em termos de alinhamento de interesses e na coleta, filtragem e entrega de dados, inclusive em tempo real. Não menos importante, o ambiente que transpira inovação se torna ainda mais completo com seus hubs de atualização profissional, uma vez que conhecer um produto ou uma nova tecnologia é importante, mas também é preciso a inserção no contexto, explicar como aquilo impactará, efetivamente, e isso é fundamental para criação de diferenciais competitivos em uma cadeia tão extensa como a construção civil.

Feiras Industriais: A Feicon 2024 renovou sua parceria com a CBIC para a realização do ENIC, o principal encontro da indústria da construção civil no Brasil. Como essa parceria irá fortalecer o debate sobre os desafios e oportunidades do setor?

Ivan Romão: A nossa missão é conectar visitantes e marcas com palestras, relacionamentos e negócios. Esta parceria com a CBIC, que já está fechada até 2025, destaca o compromisso da FEICON em apresentar o melhor conteúdo, soluções, tendências e inovações para que os profissionais da construção civil possam se aperfeiçoar e se preparar para o futuro da indústria. Juntos conseguimos alcançar milhares de profissionais e técnicos do setor que irão consumir o melhor dos conteúdos, palestras, contatos e irão vivenciar as tendências, novidades do setor em um só lugar e em curto espaço de tempo. A CBIC, com toda a sua tradição e reconhecimento, tem grande expertise em monitorar os temas mais atuais e relevantes, bem como reunir os especialistas certos para direcionamento dos profissionais participantes.

Feiras Industriais: Que novas plataformas ou ferramentas serão disponibilizadas para facilitar o networking e a geração de leads entre os participantes, otimizando a experiência de negócios durante o evento?

Ivan Romão: Antes de falarmos de tecnologias, que são fundamentais para dados apurados, precisamos destacar que a magia dos eventos presenciais frente aos avanços digitais. Novas ferramentas são excelentes para agilidade e precisão, mas na construção civil, assim como em muitos outros setores, o “olho no olho” é o grande diferencial. A sinergia entre presencial e digital é a equação que os profissionais precisam para um ambiente completo e contínuo de contato com inovações e evolução de negócios. Dito isso, a RX, como organizadora, é reconhecida por suas soluções que promovem conexões estratégicas de uma forma em que expositores e visitantes ganham. Se o visitante tem a ajuda do Matchmaking e o site oficial com diversos recursos para otimizar sua jornada, o expositor conta como Emperia, um sistema avançado com possibilidade de diversas métricas e acompanhamento em tempo real. O escaneamento de credenciais e outros recursos impulsionam a geração de leads qualificados.

Feiras Industriais: A Feicon 2024 será palco para a apresentação das últimas tendências em produtos, serviços e tecnologias para o setor de construção civil. Como a feira irá organizar e apresentar essas inovações de forma clara e acessível aos visitantes, permitindo que visualizem e compreendam o impacto das novas tecnologias em seus projetos e negócios?

Ivan Romão: É possível afirmar que esse é um trabalho conjunto. Os expositores, em sua maioria, trabalham em seus estandes com as melhores estratégias para atrair a atenção dos visitantes para suas novas tecnologias.

Do lado da FEICON, o principal esforço nesse sentido é a Rota da Tecnologia, uma atração com patrocínio da Mútua – Caixa de Assistência dos Professionais do CREA, que oferece um tour entre os expositores com produtos que oferecem mais eficiência e diminuem custos nas obras.

Além disso, temos o Selo Inovação Varejo, que, em parceria com a Grau 10 Editora, dá visibilidade aos lançamentos e tendências que devem reverberar nos próximos meses. Completando o ciclo, praticamente todos os núcleos de conteúdo discutirão tecnologia, inovação, inteligência artificial e de dados na construção. Então, na prática, o visitante tem à disposição a orientação dos especialistas e pode conferir a aplicação de muitas delas nos estandes e nas atrações com essa finalidade.

Feiras Industriais: A Feicon 2024 busca aumentar sua visibilidade no mercado global e atrair visitantes internacionais. Quais ações estão sendo realizadas para alcançar esse objetivo? Como a feira irá promover a internacionalização do setor de construção civil brasileiro e fortalecer a competitividade das empresas nacionais no mercado global?

 Ivan Romão: Além de todos os conteúdos e atrações que acontecem no evento, começamos a reforçar nosso relacionamento com instituições e associações renomadas no setor durante todo ano para alinhar expectativas e entender quais são as dores que podemos solucionar através do que oferecemos no evento. Ainda no pré evento, buscamos trabalhar em parceria com divulgação por região para alcançar ainda mais visitantes de fora do eixo Rio X São Paulo. Ano passado tivemos 59 países credenciados, esse ano já temos 70.O portal Feiras Industriais www.feirasindustriais.com.br infelizmente está fora do ar. Estamos trabalhando para em breve retomar as publicações pelo domínio.

ivan romao

Ivan Romão, Diretor de Eventos na RX

 

Serviço: FEICON 2024

Data: De 2 a 5 de abril

 

Visto 2494 vezes Última modificação em Segunda, 08 Abril 2024 18:05
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top