Começou hoje, terça-feira, 3 de maio a FEIMEC (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos) e vai até o próximo sábado, 7 de maio. Durante a abertura do evento, deputados federais, presidentes e diretores de diferentes entidades industriais estiveram presentes. Esta é a primeira edição da feira promovida e organizada pela BTS Informa com iniciativa da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos).
Nas palavras de Carlos Pastoriza, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, a FEIMEC rompe paradigmas em diferentes aspectos: lançamento do projeto da indústria 4.0 que demonstrará a modernidade da indústria brasileira, o lançamento do novo e moderno pavilhão de exposições São Paulo Expo que junto com a BTS Informa investiram em equipe e infraestrutura para realização do evento, e por fim a aposta da Abimaq e seus associados em lançar uma nova feira do setor de máquinas.
Para Milton Rezende, presidente da Abfa (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas e Abrasivos) o evento é um marco para a indústria atual e destaca a importância do setor de ferramentas e sua realação com o setor. O presidente no Brasil da BTS Informa, Marco Basso, destaca a parceria com a Abimaq iniciada em 2011 com a organização da Agrishow, e já expõe aos expositores as próximas feiras desta parceria, agendadas para 2017: Plástico Brasil e Expomafe.
Edgar Dutra Júnior, presidente da FEIMEC expôs ao público, as dificuldades de lançar uma nova feira a um setor tão prejudicado como o da indústria. Contou que durante a organização houve muitas dúvidas sobre o término das obras do pavilhão a tempo do evento, e o alcance da meta da realização de uma grande feira ausente de acidentes de trabalho, seja das equipes do pavilhão como expositores.
O setor de máquinas e equipamentos, foi o setor que mais recebeu recursos da agência de fomento Desenvolve São Paulo, conforme informa seu presidente Milton Santos, já que é um dos principais impulsionadores do estado. Já o presidente da CNI, Robson Braga enaltece que o motor da economia é a indústria de máquinas e equipamentos, fomentadora de empregos e capacitação de profissional, por outro lado é muito penalizada pelas condutas do ministério e delegacias do trabalho. Aproveita o evento, para parabenizar a Abimaq pelo projeto de Manufatura Avançada que demonstra a modernidade da indústria nacional, estando uptodate com a indústria mundial.
O secretário de Inovação e Novos Negócios, Marcos Vinícius de Souza também enaltece o tema Manufatura Avançada, confessando que o mesmo era pouco explorada pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), e que somente após com incentivo da Abimaq, o governo passou a pesquisar mais o assunto, iniciando pelo levantamento de como a Indústria 4.0 funcionava nos países desenvolvidos. Concluiu-se que o tema tem diferentes formados mundo a fora, e agora, o dever do Brasil é desenvolver seus próprios conceitos. Com isso, workshop's começam a ocorrer pelo país, para ampliar a discussão, saindo do âmbito exclusivamente tecnológico passando pela modernização das fábricas e tipos de capacitações necessárias aos profissionais do setor. Na FEIMEC acontece a primeira e exclusiva demonstração de Manufatura Avançada no Brasil. Conhecida também por Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente, a Manufatura Avançada é considerada a quarta revolução industrial e representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.
Por fim, o deputado coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, Newton Lima, deixa dois recados, o primeiro de que a oportunidade das transformações é agora, seja na diminuição da carga tributária e modernização das leis trabalhistas, por isto o novo governo que deve substituir em breve o atual, trabalha nesta meta e fecha discurssando: "Se o parlamento não for erguido com paquímetros e robótica estará a revelia da indústria nacional".
Durante a cerimônia, houve a homenagem à Evaristo Nascimento, experiente e renomado especialista em feiras de negócios, falecido recentemente..
Acompanhe mais notícias da FEIMEC pelo Feiras Industriais
Visite nosso estande, estamos na rua D!