A 5ª edição da EXPOMEAT, realizada no Distrito Anhembi, de 24 a 26 de setembro, organizada pela Proma Feiras e Rofer Eventos, consolidou-se como um dos principais eventos para o setor de processamento de proteína animal e vegetal. Com mais de 180 expositores, 300 marcas de 34 países e 6 mil compradores visitantes (*), a feira apresentou as últimas tendências e inovações tecnológicas. “A cada nova edição a Expomeat registra, em média, crescimento de 40%”, comemora Maria Antonia Siqueira Ferreira, diretora da feira.
O evento contou com atrações como o SavCarne e a FIRA, além de debates sobre sustentabilidade e reciclagem animal. A Expomeat também premiou os principais nomes da indústria frigorífica com o Prêmio Carne Forte, destacando-se por seu formato híbrido, alcançando um público global. Na oportunidade, a ABIAM -- Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos demonstrou aos profissionais do setor que o mercado de proteínas, tanto de origem animal quanto vegetal, está em crescente expansão.
A feira reuniu toda a cadeia produtiva de insumos, máquinas, equipamentos e acessórios para processamento de proteína. Ou seja: máquinas para embalagens e processamento de subprodutos; refrigeração, automação, logística, rastreabilidade, sustentabilidade, tratamento de efluentes, higienização, geração de energia, entre outras soluções. Por exemplo, a chegada da multinacional FreezeTeq, de origem dinamarquesa, que lançou seus espaçadores de fluxo de ar, que melhoraram o processo de congelamento de alimentos e, assim, reduzem o uso e os custos de energia.
Patrícia Barreto, representante da empresa, destaca que os novos separadores para câmaras de frio que melhoram a distribuição do ar, reduzem o tempo de congelamento e o consumo de energia em até 50%. Estudos do Instituto Técnico da Dinamarca comprovam a eficiência energética do produto, tornando-o uma solução sustentável para o mercado de carne, especialmente na América Latina. “O produto FreezeTeq já é utilizado em mais de 35 países, é feito de polipropileno de alta densidade, suporta temperaturas de -40 a +60 graus Celsius, é reciclável, fácil de lavar, estocar, pode ser aplicado em câmaras e caminhões de transporte, garante congelamento uniforme, preservando a qualidade da carne, facilitando o manuseio e pode ser aplicado em câmaras e caminhões de transporte”, complementa a expositora.
José Roberto Sevieri, (foto) diretor da Proma Feiras, lembra que “feira, especialmente no padrão desta edição da Expomeat, constitui a mais eficaz ferramenta de marketing e vendas do setor. E aquela que apresenta a melhor relação custo x benefício. Permite contato direto e pessoal com potenciais compradores, facilita a criação de vínculos e realização de negócios”.
Assine Newsletter
Mercado varejista
O SavCarne 2024 – Salão do Varejo da Carne, uma vitrine especial para o varejo de carnes, parte integrante da programação da Expomeat, discutiu as tendências e inovações, focado em otimizar operações no varejo de carnes.
Temas como gestão de estoque, novas tecnologias, impacto da reforma tributária e estratégias de vendas, foram abordados em palestras e mesas redondas conduzidas por especialistas. Objetivo: aprimorar o desempenho do setor, garantir melhores resultados financeiros para os açougues e qualidade de serviços aos consumidores. O fato do Brasil ser o único país no mundo onde ainda carnes são exibidas fora de refrigeradores, eleva a importância da eficiência operacional, do controle de custos e aumento das vendas, por meio de soluções práticas e inovadoras compartilhadas com empresários e gestores de açougues.
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |