Foi noticiado pela imprensa o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), junto com UFRJ e Unicamp, vai mapear o grau de inovação na produção brasileira
No ano passado, um estudo realizado pela consultoria Frost & Sullivan, apontou que o mercado de Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) movimentou US$ 1,35 bilhão no Brasil, sendo que a indústria automotiva e as empresas fornecedoras foram as mais relevantes na demanda por esses investimentos. "No entanto, poucos fabricantes estão prontos para essa transformação, e o ritmo em que eles progridem em direção à produção inteligente pode variar muito", informou a consultoria.
Novas Tecnologias
- Inteligência artificial: Uma aérea da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar.
- Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês): É uma rede de objetos físicos que possuem tecnologia embarcada e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados.
- Inteligente e conectada: Chamada também de indústria 4.0, é o novo modo de produção industrial em que há robôs conectados a uma rede em uma linha de produção.
- Materiais avançados: Materiais desenvolvidos para melhorar o desempenho dos produtos.
- Nanotecnologia: É a tecnologia da manipulação de átomos e moléculas. Esta ciência se dedica ao estudo e criação de novos materiais e produtos.
- Biotecnologia. Tecnologia desenvolvida a partir de conhecimentos da biologia.
- Armazenamento de energia. Métodos desenvolvidos para reduzir o custo de produção nas fábricas.