Evento reúne poder público, pesquisadores e especialistas, e apresenta pesquisa feita por GFN e Harvard Law School sobre políticas públicas para doação de alimentos. Ação também marca o início das celebrações dos 30 anos do Sesc Mesa Brasil.
O Sesc e The Global FoodBanking Network (GFN) realizam, em 6 de agosto, o Seminário Internacional “Sistemas Alimentares: Oportunidades para Combater a Fome e o Desperdício no Brasil”. O evento faz parte das celebrações dos 30 anos do Sesc Mesa Brasil, maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, e reúne pesquisadores nacionais e internacionais, e representantes do poder público e da iniciativa privada, para debater desafios da insegurança alimentar. Na ocasião, será apresentado o Atlas Global de Política de Doação de Alimentos, pesquisa de GFN e Harvard Law School, realizada por meio de uma parceria com o Sesc, que analisa leis e políticas que afetam a doação de alimentos em todo o mundo, com recomendações para fortalecer estruturas e adotar novas medidas que estimulem o reaproveitamento de alimentos e o combate à fome. As inscrições, abertas para participação popular no último dia 25, já se encerraram.
O Seminário irá tratar de temas que poderão apontar novos caminhos no combate à fome e ao desperdício, como: sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis; a política de doação de alimentos; a conexão entre obesidade, desnutrição e mudanças climáticas; e o papel da colheita urbana e dos bancos de alimentos para a promoção de uma alimentação mais saudável.
Aproximadamente 61,3 milhões de brasileiros, o que significa mais de um quarto da população, sofrem de insegurança alimentar. Anualmente, o Brasil perde ou desperdiça 42% do seu abastecimento alimentar. Grande parte desse desperdício inclui alimentos nutritivos e seguros para consumo, que poderiam ser aproveitados, inclusive por meio de programas como o Sesc Mesa Brasil. O desperdício de alimentos também é prejudicial ao meio ambiente, sendo um fator responsável por cerca de 8% a 10% das emissões de gases do efeito de estufa.
“O Sesc é o vetor de Responsabilidade Social do setor do comércio de bens, serviços e turismo. É um investimento dos empresários para a sociedade. Como um dos grandes protagonistas no combate à fome e ao desperdício de alimentos no país, o Sesc faz o elo entre empresas dispostas a doar a instituições que atendam quem precisa comer. É uma iniciativa exitosa que completa 30 anos nesse ano de 2024”, explica José Roberto Tadros, Presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.
Criar alternativas para ampliar o acesso da população à alimentação adequada é urgente, como lembra o Diretor-geral do Sesc, José Carlos Cirilo: “Quem passa fome tem dificuldades para estudar, trabalhar, produzir.
A garantia de uma alimentação adequada contribui para o resgate da cidadania dessas pessoas. Diálogo, investimento e ação transformam realidades. Iniciativas como esse Seminário são importantíssimas para somar experiências e traçar novos caminhos que ajudem na construção de uma sociedade melhor”.
“O desperdício e a insegurança alimentar são questões profundamente interligadas, e nossa pesquisa forneceu recomendações políticas que podem beneficiar o povo brasileiro e o meio ambiente”, disse Lisa Moon, presidente e CEO da The Global FoodBanking Network. “Estamos muito satisfeitos em sediar este evento com nossos
parceiros do Sesc Mesa Brasil e para reunir stakeholders do Brasil e unir forças para reduzir a fome e o desperdício de alimentos”, finalizou Lisa.
Sesc, referência nacional no combate ao desperdício alimentar
O Sesc Mesa Brasil completa 30 anos em 2024 e se tornou referência como a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina contra a fome e o desperdício. Criada em 1994, a iniciativa nasceu na unidade Sesc Carmo, em São Paulo, e hoje está presente em todo o país. Trata-se de uma rede de 95 bancos que já distribuiu mais de 770 milhões de quilos de alimentos desde que foi criada. Atualmente, o projeto leva – todo mês – comida à mesa de aproximadamente 2 milhões de pessoas. Graças a essa expertise e protagonismo nesse cenário, o Sesc conta com parceiros como The Global FoodBanking Network (GFN), apoia pesquisas, realiza e participa de importantes eventos sobre o tema. Além disso, tem representação nacional como membro do comitê gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, do governo federal.
“Há 30 anos, o Sesc Mesa Brasil atua para enfrentar a problemática da fome e do desperdício de alimentos no Brasil. Somadas a um trabalho diário de coleta e distribuição de alimentos, nossas ações educativas, como este Seminário Internacional, realizado em parceria com o GFN, compartilham experiências promotoras do Direito Humano à Alimentação Adequada” afirma Luiz Galina, diretor regional do Sesc São Paulo.
SOBRE THE GLOBAL FOODBANKING NETWORK
The Global FoodBanking Network apoia soluções lideradas pelas comunidades para aliviar a fome em mais de 50 países. Acredita que bancos de alimentos administrados por líderes locais são fundamentais para alcançar a erradicação da fome e construir sistemas alimentares resilientes. Para mais informações, visite foodbanking.org.
O Atlas Global de Política de Doação de Alimentos, que já abordou o cenário da fome em 24 países, traz recomendações que podem criar mecanismos de grande valor para bancos de alimentos, parceiros doadores e demais iniciativas voltadas à causa, como a adoção de um sistema de rotulagem dupla com critérios distintos de qualidade e segurança, que permitiria a doação de alimentos após a data de qualidade apontada no rótulo; o aumento de subsídios fiscais para doações de alimentos ou a imposição de penalidades monetárias a empresas que enviem alimentos para aterros sanitários.
SOBRE O SESC
Proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos trabalhadores dos segmentos de Comércio, Bens, Serviços e Turismo, suas famílias e toda a sociedade. Essa é a missão do Serviço Social do Comércio (Sesc), instituição que compõe o Sistema Comércio, ao lado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Há mais de sete décadas, promove acesso a ações e serviços nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, entre eles o programa Sesc Mesa Brasil. Para mais informações, visite www.sesc.com.br/.
Assine Newsletter
PROGRAMAÇÃO
10H15 - Cerimônia de abertura
11H - SISTEMAS ALIMENTARES: DESAFIOS E OPORTUNIDADES
- Sandra Chaves é nutricionista, mestre em Saúde Comunitária e doutora em Administração Pública, atual Coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (PENSAN).
- Gustavo Porpino é pesquisador na Embrapa Alimentos e Territórios, é doutor em administração pela Fundação Getúlio Vargas e colaborador de iniciativas da ONU Meio Ambiente e G20 sobre sistemas alimentares sustentáveis, além de ativista contra o desperdício de alimentos.
- João Campari é o Líder Global de Práticas Alimentares do World Wildlife Fund. Com foco em agricultura, sustentabilidade e conservação, trabalhou para agências multilaterais como o Banco Mundial e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Ministério da Agricultura do Brasil e assessorou vários governos na América do Sul.
12H - POLÍTICA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS: UM CAMINHO PARA REDUZIR A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E ALIVIAR A FOME
- Apresentação do Atlas Global de Políticas de Doação de Alimentos, elaborado pela Food Law and Policy Clinic da Harvard Law School e The Global FoodBanking Network (GFN), por meio de parceria com o Sesc.
- Gray Norton é advogada e pesquisadora clínica sênior da Harvard Law School Food Law and Policy Clinic (FLPC). Seu portfólio se concentra nas iniciativas de Justiça do Sistema Alimentar e Clima e Sustentabilidade da FLPC, incluindo o projeto Global Food Donation Policy Atlas em parceria com a Global FoodBanking Network.
- Carlos Portugal Gouvêa é professor visitante na Harvard Law School. É professor de Direito da Universidade de São Paulo.
13H - AÇÕES DO GOVERNO E DA SOCIEDADE CIVIL COM O PROPÓSITO DE COMBATER A FOME E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS
- Lilian dos Santos Rahal é graduada em Ciências Sociais e mestre em Sociologia, servidora pública federal especialista em políticas públicas e gestão governamental. Atual secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
- Lisa Moon é presidente e CEO da The Global FoodBanking Network desde 2015. Ela faz parte do Conselho de Administração da European Food Banks Federation e da Lineage Foundation for Good. Preside o Conselho Consultivo do Escritório de Iniciativas Estratégicas Globais da Universidade de Bradley e atua como bolsista da Farm Foundation Roundtable.
- Mirela Sandrini é a Diretora de Florestas, Uso da Terra e Agricultura do WRI Brasil. Mirela iniciou sua carreira no setor privado, passando por empresas como McKinsey e Vale, onde contribuiu para a primeira edição do relatório de sustentabilidade da corporação no padrão GRI, construiu as políticas de sustentabilidade, biodiversidade e
fortaleceu estruturas internas para atender aos critérios de adesão ao pacto global, CDP e outras iniciativas.
- Geyze Diniz é Cofundadora e Presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome. É também Conselheira da Península Participações e do Instituto Península, além de fazer parte do Conselho Social da FIESP e atuar como Vice-presidente do Conselho do MASP.
15H30 - SINDEMIA GLOBAL: A INTERCONEXÃO ENTRE OBESIDADE, DESNUTRIÇÃO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Diálogo sobre como a urbanização, as práticas agrícolas e os sistemas alimentares nocivos estão impulsionando desafios à saúde no século XXI, afetando tanto a humanidade quanto o planeta.
- Aline Martins de Carvalho é nutricionista, mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, onde é docente e coordenadora do Sustentarea.
- Carolina Urmeneta faz parte da Global Methane Hub.
16h20 - O PAPEL DO COLHEITA URBANA E DO BANCO DE ALIMENTOS NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E SAUDÁVEL
- Natália Tenuta é nutricionista, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). É especialista e pesquisadora de bancos de alimentos.
- Teresa García é diretora regional da The Global FoodBanking Network na América Latina, liderando estratégias e projetos para levar os serviços da GFN na região a novos patamares.
- Mariana Meirelles Ruocco é gerente da Gerência de Alimentação e Segurança Alimentar do Sesc São Paulo. Nutricionista, especialista em Administração (Fundação Getúlio Vargas) e mestre em Ciências da Saúde (Universidade de São Paulo).
- Claudia Roseno é nutricionista, especialista em Segurança Alimentar e Nutricional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), gestora nacional da Rede Sesc Mesa Brasil e gerente de Assistência do Sesc Nacional
17h30 - Encerramento
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |