Evento foi um marco na indústria brasileira, com mais de 120 palestrantes e 100 horas de conteúdo, abordando temas como inovação, automação, inteligência artificial, sustentabilidade e transição energética no setor
A MIEXPO, evento inovador que reuniu líderes e especialistas do setor por três dias para discutir as tendências que moldam o futuro da indústria diante de um contexto de profundas mudanças e avanços tecnológicos, no Expo Center Norte, em São Paulo, foi um marco na indústria brasileira, com muita troca de conhecimento e experiências. O evento contou com a presença de Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil e também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, os jornalistas Christiane Pelajo, Rosana Jatobá e Marcelo Tas e mais de 120 palestrantes em quatro palcos, abordando temas fundamentais para o futuro da indústria brasileira, como Inovação, Automação, Inteligência Artificial, Transição Energética, entre outros. “Agradecemos a todos os palestrantes, expositores e participantes, que são co-fundadores desta história de transformação. A partir do dia 4 de novembro, todo o conteúdo estará disponível no portal do evento e no nosso canal do YouTube”, conta Nelson Rocha, head de comunicação da MIEXPO.
O evento inaugural gerou mais de 100 horas de conteúdo valioso, promovendo diálogos sobre como a indústria pode ser parte da solução para os desafios sociais, econômicos e ambientais do Brasil. Durante sua participação na feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que a MIEXPO representa um divisor de águas para o futuro industrial brasileiro e ainda ressaltou a necessidade de investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação como pilares fundamentais para a transformação industrial. "Precisamos de uma indústria que não apenas se inove, mas que também se comprometa com a sustentabilidade. O Brasil é um campeão mundial em energia renovável e a descarbonização deve ser uma prioridade", afirmou. Ele destacou a energia solar e eólica como as fontes mais baratas atualmente, evidenciando o potencial do país para liderar nessa transição energética.
O primeiro dia de evento contou com painéis sobre temas como Novas Tecnologias, Inovações, Políticas Públicas e Inteligência Artificial, e contou com a participação da jornalista Christiane Pelajo como mediadora da palestra “Como a transformação digital e as empresas de tecnologia estão mudando o perfil da indústria”. “A MIEXPO conta com oportunidades valiosas para discutir como a automação, a robótica e a conectividade estão moldando a indústria moderna e quais são os próximos passos para garantir que o Brasil se mantenha relevante no cenário global, além de discutir fatos relevantes, como o uso responsável da Inteligência Artificial, a regulamentação do uso de dados com a IA generativa, entre outros”, contou Christiane Pelajo.
Já o segundo dia contou com palestras sobre ESG, Sustentabilidade, Novos Processos Industriais e Produtividade, e contou com a presença da jornalista Rosana Jatobá como mediadora do painel “Quer saber como o ESG pode ser um grande diferencial competitivo nos negócios?”. “ESG é de responsabilidade compartilhada de todos os setores. Empresas que não se alinharem a essas práticas, terão dificuldade em captar novos talentos, por conta da mudança no comportamento dos consumidores”, comentou Rosana Jatobá.
Finalizando o terceiro dia de evento, a MIEXPO abordou temas como Pessoas, Novos Perfis e uma nova realidade profissional da Indústria, e contou com a presença do jornalista e educador Marcelo Tas mediando o painel “Qual é o novo perfil do profissional da Indústria?”. Marcelo Tas questionou os palestrantes sobre as transformações trazidas pela tecnologia, a importância da educação contínua e a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado. “É uma alegria encerrar a MIEXPO, discutindo sobre o novo perfil do profissional da indústria, já que as transformações no setor são exponenciais. Acredito que a transparência é o que move o jovem profissional de hoje”, revelou o jornalista.
Assine Newsletter
"O evento foi um grande sucesso, reunindo líderes de várias áreas da indústria. Com discussões relevantes e impactantes ao longo dos três dias, a MIEXPO reafirmou sua importância como uma plataforma de debate e networking para profissionais e empresas do setor. Para continuarmos moldando o futuro da indústria, a próxima edição da MIEXPO acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2025, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo”, comemora Nelson.
Sobre a MIEXPO
Em sua primeira edição em 2024, a MIEXPO é um evento que acontece para motivar a conversa sobre o futuro da indústria no Brasil, trazido por Jorge Souza, CEO do evento. Termos como Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas e Computação em Nuvem, não eram conhecidos há alguns anos atrás, mas hoje fazem parte de toda a realidade industrial e a MIEXPO vem para provocar a discussão sobre um ciclo sistêmico virtuoso, integrando recursos humanos, conhecimento e capital para fomentar uma nova indústria, protagonista no desenvolvimento sustentável do país. Com fóruns sobre diversos temas, a fim de conectar especialistas, inovadores, profissionais acadêmicos e toda a comunidade industrial brasileira, a feira faz parte da revolução que está modelando o futuro da indústria no Brasil.
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |