Com Enfoque na Panificação, Confeitaria E Pizzaria, A Fipan 2016 traz novidades para vários segmentos que devem aquecer a economia nacional
Com negócios iniciados na casa de R$ 1 bilhão na última edição, a FIPAN 2016 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos –, que acontecerá entre os dias 26 a 29 de julho no Expo Center Norte, em São Paulo, movimentará o mercado de panificação, que representa 2% do PIB nacional e o do food service brasileiro que representa 10,8% do PIB.
Mercados que resistem à crise econômica serão o principal foco dos lançamentos dos expositores da FIPAN 2016 – Feira Internacional da Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos – que, nesse ano, deve receber mais de 60 mil visitantes. “A panificação está sofrendo com a alta do custo da energia elétrica e da água e, como em quase todos os setores, com a crise que se abateu sobre o Brasil, teve crescimento negativo no ano passado. Em São Paulo, várias panificadoras fecharam e outras passaram por reformas, oferecendo mais produtos e serviços prestados a seus clientes, passando a servir refeições no horário do almoço, rodízio de sopas e pizzas no jantar, além de um café da manhã com várias opções, principalmente nos finais de semana. E toda essa mudança de serviços se reflete nos produtos que as indústrias trarão para a FIPAN 2016, incluindo um espaço especial para pizza”, diz Antero José Pereira, presidente do SAMPAPÃO – sigla que congrega os Sindicato e Associação dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo e o Instituto do Desenvolvimento da Panificação e da Confeitaria de São Paulo, escola técnica que já formou mais de oito mil profissionais no setor –, a entidade promotora do evento.
Estagnada desde o ano passado, devido a crise econômica brasileira, a panificação é responsável por 2% do PIB Nacional e, atualmente, os empresários do setor acompanham as tendências do mercado e planejam para os próximos anos, algumas mudanças nas panificadoras. “Já fazemos parte do mercado de food service há anos e queremos incrementar esse serviço nas panificadoras, assim como aumentarmos o serviço de pizza em fatias. Para isso, preparamos espaços especiais tanto o Espaço Pizza Roldão, com palestras e performances, como cursos rápidos , para capacitação profissional, além de doces criativos e pães com alternativas para quem não pode se alimentar com glúten ou pães rústicos de qualidade com fermentação longa, de massa madre”, continua o presidente
Serviço:
A FIPAN 2016 – Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos – é a maior feira setorial da América Latina e a quinta do mundo e traz as novidades que alimentarão o setor de panificadoras e varejo independente de alimentos (o food service é o setor alimentício que mais cresce no mundo todo) para o segundo trimestre. Acontecerá entre os dias 26 e 29 de julho, no Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo – das 13 às 21 horas (no último dia, se encerrará às 19). Tem como patrocinador a Souza Cruz e como apoiadores Sindustrigo, AIPESP, ABIP, FIESP, Confederação Interamericana da Indústria do Pão (CIPAN). É promovida pelo Sampapão e organizada pela Seven. É expressamente proibida a entrada de menores de 16 anos, mesmo acompanhado pelos responsáveis.
Maiores informações no site www.fipan.com.br.