Feimec comprova relevância da indústria de máquinas no cenário econômico e político
Sexta, 20 Maio 2016 00:00

Feimec comprova relevância da indústria de máquinas no cenário econômico e político

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Encerrada no dia 7 de maio, feira foi prestigiada por autoridades nacionais e internacionais em diferentes momentos de sua realização.

Feira oficial da indústria de máquinas e equipamentos, resultado de uma iniciativa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Informa Exhibitions e mais de 30 entidades setoriais, a primeira edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, encerrada no dia 7 de maio, confirmou sua força e relevância no cenário macroeconômico.

Saudadas pelo presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, autoridades prestigiaram a abertura da feira no dia 3 de maio e, em seus pronunciamentos, destacaram a importância da indústria de bens de capital para o desenvolvimento econômico e tecnológico do País.

Estiveram presentes na cerimônia o Secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),Marcos Vinícius de Souza,representando a pasta (na época ocupada por Armando Monteiro); o deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS), vice-presidente da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos; Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Milton de Melo Santos, diretor-presidente do Desenvolve SP,; Paulo César Marques da Silva, gerente de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Milton Rezende, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas, Abrasivos e Usinagem (ABFA) e outras autoridades, como os deputados federais Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Vanderley Macris (PSDB-SP), e o deputado estadual Itamar Borges (PMDB-SP).

Representando o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, esteve no evento no dia 06, ocasião em que percorreu a feira.

Seminários

Os seminários e workshops promovidos durante a feira debateram questões fundamentais relacionadas à inovação, tecnologia e infraestrutura. Por conta de sua relevância, também eles foram objeto de apoio e participação de entidades representativas e diferentes esferas de governo.

Luciano Coutinho, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), encerrou o Seminário de Manufatura Avançada, no dia 4 de maio. Do mesmo evento, participaram, entre outros, João Emilio Padovani Gonçalves, gerente executivo de Política Industrial da CNI, Jeffrerson de Oliveira Gomes, diretor Regional do SENAI/SC, e Wilson Bricio, presidente da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil).

Um dia antes (3), a ABIMAQ e empresas do setor de petróleo e gás, como Shell, SMB e Schlumberger/Onesubsea conduziram o seminário Oil & Gas Day.

No dia seguinte (5), o Seminário de Eficiência Energética contou com a presença de Jorge Jobim, diretor do Departamento de Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia (MME); Renata Falcão, superintendente de Eficiência Energética da Eletrobrás; Alberto J. Fossa, coordenador da ABNT/CB 116 Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia; Alexandre Sedlacek Moana, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO); e Andrea Barrosos Melo Monteiro de Queiroz, chefe da divisão de Programas de Acreditação do INMETRO.

Também no dia 5 aconteceu o workshop Eolic Day, que reuniu de forma inédita as principais entidades e empresas privadas envolvidas com a geração de energia eólica no País: ABIMAQ, ABEEÓLICA, BNDES, Acciona, Gamesa, General Electric, Siemens, Vestas, WEG e Wobben.

Outra área destinada ao conhecimento, a Arena Técnica, ofereceu gratuitamente, entre os dias 3 e 6 de maio, palestras sobre automação, controle e medição, tecnologias em máquinas-ferramenta, fundição e forjaria, movimentação e armazenagem, entre outros temas. Entre as empresas palestrantes estiveram algumas das líderes em seus segmentos, como Ascoval, Balluff, Bosch Rexroth, Certi, Cognex, Grundfos, IMI Norgren, Kuka Roboter, Miura, Schuler e outras, além da Caixa Econômica e Sebrae.

Parceria Internacional

A relevância das entidades comprometidas com a FEIMEC conquistou o apoio da associação alemã dos fabricantes de máquinas-ferramenta VDW (Verein Deutscher Werkzeugmaschinenfabriken) para a EXPOMAFE, feira do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial que será realizada em 2017.

No dia 5, a FEIMEC recebeu a presença de Christoph Miller, diretor de Exposições da VDW, que assinou o acordo de parceria com a ABIMAQ e a Informa Exhibitions para promoção e divulgação da feira na Europa, em especial nos países de língua alemã.

Visitantes qualificados

Grandes empresas enviaram representantes à FEIMEC para conhecer os lançamentos e fazer negócios como as marcas expositoras, como, por exemplo, EMBRAER, de praticamente todas as montadoras instaladas no País – GM, Ford, Mercedes Benz, Honda, Hyundai, Volkswagen, Scania, Toyota, Peugeot – e de outros setores da economia, como Brinquedos Bandeirante, Caterpillar, ThyssenKrupp, General Electric, Rhodia, Nestlé, Electrolux e muitas outras.

Estes são apenas alguns exemplos que ilustram a visitação altamente qualificada da FEIMEC 2016, formada em sua maioria por empresários, executivos, compradores e técnicos com alto poder de decisão. Centenas destes visitantes vieram à FEIMEC por meio de caravanas – organizadas de forma espontânea e pelos organizadores da feira –de diversas regiões de País, em especial do interior de São Paulo.

A FEIMEC reuniu 500 marcas expositoras nacionais e internacionais. Entre elas estiveram os principais players dos diversos segmentos que compõem a indústria de bens de capital: Automação e Robótica, Compressores, Impressão 3D e Manufatura Digital, Metrologia Industrial e Medição, Acionamentos, Redutores e Motores, Tecnologias Industriais de Ponta, Máquinas-Ferramenta, Máquinas de Corte e Conformação, entre outros.

Negócios internacionais

A 1ª Rodada Internacional de Negócios possibilitou que compradores de diferentes países do mundo estivessem reunidos com representantes da indústria brasileira de máquinas e equipamentos para conhecer seus produtos. O resultado, entre negócios fechados e futuros, atingiu o valor ainda parcial de US$ 10,5 milhões, e abriu frentes para que novos importadores conheçam os produtos e fábricas brasileiras do setor.

Dezessete compradores estrangeiros,vindos da África do Sul, Cazaquistão, Chile, Colômbia, México, Egito, Peru, Quênia e Rússia, estiveram reunidos com cerca de 40 empresas nacionais fabricantes de máquinas e equipamentos. Foram realizadas mais de 250 reuniões, pré-agendadas a partir de um longo trabalho que incluiu o cruzamento de informações entre empresas brasileiras e estrangeiras, onde foram identificados os interesses e necessidades de produtos e mercados. 

A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, foi organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ.

Antecipando o futuro

Grande estrela da FEIMEC 2016, a demonstração da Manufatura Avançada, Indústria 4.0, chamou a atenção de todos os visitantes que passaram pelos corredores da feira. Iniciativa exclusiva e inédita no Brasil, a fábrica inteligente antecipou o futuro ao apresentar o funcionamento de uma linha de produção autônoma e inteligente.

Formada por seis robôs integrados com centros de usinagem e equipamentos de gravação a laser, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Identificação por Radiofrequência (RFID), Big Data e outros recursos, a demonstração de Manufatura Avançada trabalhou ininterruptamente durante os cinco dias da feria. Os visitantes puderam acompanhar ao vivo o processo de fabricação de um acessório para escritório que une as funcionalidades de porta-lápis e porta-celular.

Modernas instalações

As novíssimas instalações do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center foram citadas por visitantes e expositores como um dos pontos altos da FEIMEC, primeira feira a ocupar o pavilhão apenas uma semana após a inauguração do espaço. Mais moderno centro de eventos da América do Sul, o São Paulo Expo oferece 90 mil m2 de área de exposição, dos quais 43 mil m2 foram ocupados pela FEIMEC.

A climatização do pavilhão e as 5 mil vagas de estacionamento (4,5 mil cobertas) proporcionaram conforto a todos que trabalharam e visitaram a feira, e estão entre os pontos mais elogiados. Outro fator mencionado é a localização estratégica do pavilhão, a 850 metros do metrô Jabaquara (que manteve traslado de ida e volta em todos os dias) e a 10 minutos do aeroporto de Congonhas

Por ficar fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga, a localização facilitou as etapas de montagem e desmontagem dos estandes, e acesso aos visitantes que chegaram pela Rodovia dos Imigrantes.

Primeiro Passo

A FEIMEC é o primeiro passo de um processo que representa o futuro das feiras de negócios da indústria de máquinas e equipamentos. Os próximos passos que vão consolidar o projeto serão dados em 2017, com a realização de outras duas feiras: Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha, de 20 a 24 de março, e EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, de 9 a 13 de maio.

Realizadores

A ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília.

Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, FutureCom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 24 feiras setoriais.

A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br.

Fonte - Assessoria de Imprensa.

Visto 885 vezes Última modificação em Segunda, 11 Novembro 2019 11:10
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top