Estudo revela impacto econômico dos eventos em São Paulo, com R$ 305 bilhões gerados, 6,6 milhões de participantes e 23 milhões de empregos, beneficiando setores de hospedagem, alimentação e transporte
O setor de eventos no Brasil está em plena expansão, impulsionando a economia local de maneira significativa. Em 2023, o setor cresceu 105% em relação ao cenário pré-pandemia, com um aumento recorde de 61,3% na geração de empregos. Para 2024, a Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) projeta um faturamento de R$ 75 bilhões.
Um estudo da NewSense/Ubrafe revela que, apenas no Estado de São Paulo, os eventos corporativos geraram aproximadamente R$ 305 bilhões em negócios, representando 4,6% do PIB nacional. Empresas promotoras, expositoras e visitantes investiram cerca de R$ 16,3 bilhões em eventos, além de despesas que estimulam a economia local, como hospedagem, transporte, alimentação, compras e lazer.
A geração de empregos é outro grande benefício dos eventos corporativos. Em 2019, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) apontava que feiras e eventos representavam 4,75% do PIB, gerando 13 milhões de empregos. Atualmente, o setor conta com cerca de 23 milhões de empregos, movimentando economicamente 53 setores focados em eventos, como montadoras e empresas de sonorização, chegando a R$ 1 trilhão.
São Paulo se destaca como um dos estados com maior potencial para eventos, graças à sua infraestrutura de qualidade e posição estratégica na região Sudeste. A cidade de São Paulo, com sua vasta oferta hoteleira e um aeroporto internacional, se tornou polo atrativo para investimentos no setor. Entre feiras, congressos, seminários e convenções, 1.286 eventos de grande porte foram realizados na cidade, gerando aproximadamente R$ 10 bilhões para a economia local e impactando o turismo em todo o estado. Esses eventos atraíram cerca de 6,6 milhões de participantes, dos quais 70% eram do estado de São Paulo e 30% de outras regiões, resultando em uma média de 6 mil diárias de hotéis por dia e gastos de visitantes na casa dos R$ 10 bilhões.
Thalita Aben-Athar, Diretora de Relacionamento, Planejamento Criativo e Marketing da MCM Brand Experience, ressalta a importância desse impacto: “Os eventos corporativos não apenas movimentam a economia local através do turismo de negócios, mas também impulsionam o desenvolvimento de novas ideias e inovação. Eles são catalisadores para o crescimento econômico, criando um efeito multiplicador que beneficia uma ampla gama de setores”. Thalita ainda acrescenta: “Na MCM, realizamos eventos em várias regiões do Brasil, ampliando esse impacto econômico positivo para além de São Paulo. Cada evento gera empregos temporários, movimentam a rede hoteleira, restaurantes e serviços locais, beneficiando a economia de diversas cidades”.
Segundo a UBRAFE, as feiras são um pilar da economia criativa, gerando ideias e disseminando novos conceitos e tendências. A convergência entre negócios e atividades como congressos, seminários e rodadas de negócios nos eventos evidenciam a importância dos eventos corporativos na construção de um ambiente de inovação e desenvolvimento econômico sustentável.
Assine Newsletter
Sobre a MCM Brand Experience
A MCM Brand Experience é uma empresa que comunica diversidade, inclusão e sustentabilidade de seus clientes, na prática, sendo uma agência de live marketing. Há mais de 27 anos, fundada por Mônica Schimenes, abraça o desafio da pluralidade de ideias e de pessoas no cotidiano. Possuem o selo Lado B, com os compromissos de sustentabilidade, equidade nos recursos humanos, comunicação acessível e inclusiva e rede de negócios sociais. Nesses anos de história, a MCM atende mais de 200 marcas, dentre elas: BASF, IBM, Suvinil, Google, Beiersdorf, Johnson & Johnson, L’Oreal, entre outros.
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |