Clientes podem fazer opção pela compra do acessório ao final do período. Foco são profissionais que visitam feiras de negócios e jovens frequentadores de casas noturnas.
Quem já ficou sem o celular por falta de bateria sabe o quanto é desagradável não conseguir fazer uma ligação importante ou compartilhar com os amigos aquela selfie recém clicada. Os totens para recarga surgiram como uma promessa de solução, mas não atendem à principal necessidade dos usuários – a mobilidade –, uma vez que o aparelho fica preso ao carregador durante um período.
Os amigos Felipe Alves e Alisson Dias sentiram na pele esse desconforto durante um evento de trabalho. Sócios na microempresa Lemon Mídia Interativa, os dois ficaram sem bateria de celular quando precisaram enviar a foto de uma instalação para o cliente. “Foi um desespero”, lembra Felipe. “Naquela hora eu lamentei não ter um carregador portátil comigo nem um lugar próximo onde eu pudesse comprar ou alugar um”.
Foi daí que surgiu a ideia de um novo serviço para o portfólio da Lemon batizado de Recarregue. A fórmula é bastante simples: por meio de parceria com organizadores de eventos e donos casas noturnas, a empresa instala um balcão e oferece aos visitantes e frequentadores o serviço de aluguel de carregadores portáteis para celular.
O cliente paga uma caução para ficar com o acessório a título de aluguel. Ao final do evento, ele tem opção de adquirir o carregador pelo valor que pagou antecipado ou então devolvê-lo e receber de volta o valor da diferença pelo aluguel. Durante o período de permanência, o cliente pode trocar o carregador sem carga por outro carregado no balcão do serviço quantas vezes quiser.
A estreia do Recarregue se deu em setembro, durante a Expomusic, feira de instrumentos musicais realizada em São Paulo. “Nós percebemos que seria um bom teste, porque é o tipo do evento que tem pocket shows a toda hora. Quando você menos espera, algum músico bacana se apresenta num dos estandes e vai embora. Nessa hora, não dá para ficar sem o celular”, comenta Alisson.
Para uma primeira experiência, o resultado surpreendeu os sócios: foram vendidos 220 carregadores personalizados com o logo da feira musical. Outra surpresa foi que mais de 90% dos clientes optaram pela compra do carregador logo no primeiro contato. Apenas 20 pessoas fizeram a locação; dessas, cinco acabaram comprando o acessório ao final do evento.
“Quando a gente explicava a mecânica do serviço, muitos clientes se interessaram logo pela compra, já que o valor é atrativo. Além disso, eles podiam trocar por outro carregador cheio a qualquer momento durante os cinco dias da feira. Esse é um dos diferenciais que caracteriza o Recarregue como prestação de serviço, e não simples venda de carregadores”, explica Felipe.
Em outubro, o Recarregue esteve presente em outro evento comercial, a Expo Brasil Feira 1 a 99, também em São Paulo. Lá, o serviço ganhou aprimoramentos, como carregadores com mais potência e maior variedade de cabos, tomadas e plugs, inclusive veiculares.
Agora, os sócios querem prospectar mais feiras de negócios para continuar atendendo os visitantes profissionais, e também casas noturnas e outros locais frequentados por jovens. Para Felipe e Alisson, estes públicos são prioritários porque não podem desgrudar do celular, seja por motivo de trabalho ou diversão. “A expectativa é que esse braço de negócios represente pelo menos 50% do faturamento da Lemon até o final de 2016”, projeta Felipe.
Soluções
Com foco na inovação, a Lemon Mídia Interativa surgiu em 2014 como uma empresa de soluções completas e sob medida na área digital. A partir da identificação da necessidade do cliente, a empresa cuida da concepção, design, programação, integração com conteúdo já existente, instalação, suporte técnico, atualização e gerenciamento.
Um dos primeiros produtos desenvolvidos, e que acabou se tornando o carro-chefe da empresa no primeiro ano de atuação, foram totens interativos de localização instalados em várias feiras de negócios ao longo de 2014 e 2015.
Fonte: Assessoria de Imprensa
www.lemonmidia.com.br