Evento contou com participação de mais de 270 palestrantes nacionais e internacionais, apresentação de 12 pesquisas inéditas, cerca de 100 horas de conteúdo e exibição de soluções para o mercado varejista.
Uma nova visão sobre a experiência do consumidor, além da realidade do varejo. Esse foi o tema central da 9ª edição do Latam Retail Show, o maior evento B2B de varejo e consumo da América Latina que terminou na quinta-feira (19). Realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, o evento contou com a presença de mais de sete mil pessoas, que tiveram a oportunidade de debater e acompanhar as principais tendências para o setor de consumo, comércio, varejo e indústria.
Durante os três dias do evento mais de 270 palestrantes, tanto nacionais quanto internacionais, apresentaram os principais cases e novidades de um dos setores que mais movimenta a economia do país. Ao longo do encontro, os participantes também tiveram acesso a mais de 100 horas de conteúdo, distribuídas entre as atividades pagas e gratuitas, além das mais de dez pesquisas inéditas. Programações já conhecidas das outras edições também foram destaque, como o PL Connection e a Fashion Retail Arena, também foram destaques da edição.
Mais uma vez o Latam Retail Show uniu cerca de 20 entidades dos setores de comércio, indústria e varejo que divulgaram um manifesto alertando sobre o rápido crescimento das apostas eletrônicas e suas consequências sociais, econômicas e de saúde pública. O documento aponta para um aumento da adesão dessas apostas e seu impacto negativo, especialmente nas classes mais baixas, gerando comportamento compulsivo entre jovens e pessoas emocionalmente vulneráveis, levando ao endividamento e a problemas psicológicos para os apostadores e suas famílias.
“O manifesto expõe com clareza o impacto das apostas eletrônicas, especialmente nas classes mais vulneráveis. Não se trata apenas de um problema de comportamento individual, mas de uma questão urgente de saúde pública e econômica. As medidas propostas no documento são cruciais para enfrentar essa realidade e proteger a nossa sociedade”, explica Marcos Gouvêa, diretor geral da Gouvêa Ecosystem.
O público presente teve a oportunidade de conhecer, com exclusividade, o conceito de loja futurista. Só no primeiro dia, mais de mil pessoas puderam conhecer toda a integração de inteligência artificial que o Shop AI Cacau Show Lab by Gouvêa Ecosystem, um espaço inovador desenvolvido em parceria entre a Gouvêa Ecosystem e a Cacau Show, que vai transformar a experiência do consumidor. O espaço trouxe toda a sinergia da tecnologia para transformar a maneira como os consumidores interagem com as marcas, proporcionando uma experiência única, imersiva e personalizada.
Entre os conteúdos apresentados na plenária, destacaram-se as palestras de Eric Siegel, fundador da Machine Learning Week; Ryan McCarthy, Vice-presidente sênior, Desenvolvimento de negócios globais da Circana, Marcelo Trevisan, diretor global sênior de Planejamento da Nike, Alê Costa, fundador da Cacau Show; Caito Maia, Fundador da Chili Beans; e Alexandre Birman, CEO da AZZAS 2154, que recebeu o prêmio “Líder que inspira líderes”, e tem como objetivo destacar as habilidades dos empresários em converter desafios em oportunidades, inspirando uma nova geração de líderes e moldando o futuro do setor.
“A 9ª edição do Latam Retail Show reafirmou o papel como o principal fórum de discussões sobre o futuro do varejo, consumo e comércio na América Latina. Durante o evento, vimos debates profundos sobre as transformações tecnológicas, a sustentabilidade e a importância da inovação para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, ressalta Ana Paula Rocha, diretora executiva da Gouvêa Experience.
Em mais um ano, o Latam Retail Expo foi realizado em uma parceria de sucesso entre a Gouvêa Experience e a Francal, que com sua expertise e profundo conhecimento do mercado, conectou empresas e gerou negócios para o setor varejista. Os visitantes puderam acessar gratuitamente o espaço com mais de 100 expositores distribuídos em uma área de 14.000m², apresentando inovações e soluções para o varejo.
A área gratuita teve a apresentação da 4ª edição do Fórum IDV: desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo. Além disso, o espaço apresentou com o FoodBiz Summit: Tech Revolution!, que reuniu empresários renomados, startups e empreendedores do Brasil e do mundo para debater as melhoras práticas do mercado de alimentação fora do lar. O Latam Retail Show também teve o PL Connection, promovido pela Amicci e a Francal, que atraiu os principais players do mercado de marcas próprias.
“O Latam Retail Show nos proporcionou uma visão renovada e estratégica sobre a experiência do consumidor e a dinâmica do varejo. Em um cenário de constante transformação, é essencial discutir as tendências que estão moldando o futuro dos setores de consumo, comércio e varejo, para garantir a competitividade e a inovação das empresas brasileiras. Na Francal, contamos com uma vertical inteiramente dedicada ao segmento, com foco em entender a essência do varejo e assegurar que as soluções necessárias para o engajamento do setor estejam presentes a cada ação”, destaca Fernando Ruas, CEO da Francal.
Pesquisas inéditas:
Outro grande momento do Latam Retail Show, foi a apresentação das pesquisas, com destaque a 5ª edição do “Consumidor do Amanhã” realizando pela Mosaiclab. Além disso, outros nove estudos foram apresentados: Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores, desenvolvida pelo IDV; "Oportunidades e Desafios do Retail Media para Marcas e Varejo", elaborada pela Mastercard; Panorama do Consumo - Black Friday 2024, realizada pela Globo; Evolução do Mercado de Criadores para Marcas, desenvolvida WGSM; O Novo Consumidor de Conteúdo e Publicidade na TV, realizada pela Samsung; Estudo GAD Insights: A Era do Overbranding, realizada pela GAD; e Mercado de Vestuário no Brasil: Cenários, Comportamento de Consumo e Desafios das Marcas, elaborada pela IEMI .
Premiação com categoria Varejo
Durante o evento, foi realizada, em parceria com a Solucx, a premiação EXPERIENCE AWARDS RETAIL 2024, que reconheceu as empresas com o melhor NPS do Brasil na área de varejo.
O Experience Awards Varejo avaliou 466 marcas em 21 categorias varejistas e ouviu mais de 440 mil consumidores para identificar as mais bem avaliadas pelos clientes. As marcas vencedoras de cada categoria foram:
Academia: Panobianco
Aplicativos de delivery: Ifood
Atacado e Varejo: Assaí atacadista
Beleza e Cosméticos: O Boticário
Cafeterias e Sobremesas: Cacau Show
Casa e Decoração: Ortobom
Cinemas: Kinoplex
Conveniência: Americanas
Drogarias: Drogasil
Eletromóveis: Magalu
Fastfood: Burguer King
Franquias: O Boticário
Marketplaces: Amazon
Materiais de construção: Leroy Merlin
Moda: Lupo
Óticas produto: Ray-Ban
Óticas serviços: Ray-Ban
Pet: Petlove
Restaurantes: Outback
Shoppings: Iguatemi Bosque
Supermercados: Supermercados Guanabara
Apoio de líderes de mercado
O Latam Retail Show tem o orgulho de contar com o apoio de patrocinadores de peso que são referência em seus setores. Mastercard, Seidor/Comerzzia Brasil e Oryon by Seidor, The Led, Correios e o Governo Federal, TOTVS, Embratel e Celcoin são marcas fundamentais para o sucesso do evento, trazendo não apenas recursos essenciais, mas também expertise e inovação.A presença desses patrocinadores destaca a importância do Latam Retail Show como um ponto de encontro crucial para o varejo, proporcionando uma plataforma de alto nível para discutir tendências, desafios e oportunidades do setor. O apoio dessas empresas reforça a relevância e a qualidade do evento, assegurando uma experiência enriquecedora para todos os participantes.
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Serviço Latam Retail Show – 9ª edição
Data: de 17 a 19 e setembro
Local: Expo Center Norte São Paulo
Sobre o Latam Retail Show
Nascido em 2015, o Latam Retail Show se tornou, neste período, o mais completo e relevante evento de varejo e consumo da América Latina. Foram mais de 900 horas de conteúdo, 1.400 palestrantes e 50 mil visitantes nos últimos anos.
Mais informações e inscrições em https://latamretailshow.com.
Sobre a Gouvêa Experience
A Gouvêa Experience é a maior plataforma de debate, educação e inspiração do varejo na América Latina. Por meio dos seus eventos, a Gouvêa atrai e consolida as frentes de opinião de vanguarda sobre o varejo e o consumo no Brasil e no mundo.
A empresa faz parte da Gouvêa Ecosystem, grupo composto por 21 empresas integradas ao ecossistema de negócios dedicadas a apoiar e promover a evolução dos setores que atual em quatro verticais: Consultoria, Serviços, Solução e Relacionamento. A Gouvêa Ecosystem é membro do Ebeltoft Group - consórcio global com empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo com atuação em 22 países.
Sobre a Francal
A Francal foi fundada na cidade de Franca, interior de São Paulo, em 1969. Há 55 anos contribui para o fomento ao desenvolvimento econômico e social, atuando em 15 setores múltiplos, atraindo conexões entre empresas nacionais e internacionais. Em mais de cinco décadas, se tornou uma das maiores e mais sólidas promotoras de eventos com 16 eventos no portfólio. Em 2024, estabelecida como um ecossistema para eventos, a Francal vislumbra um futuro próximo ascendente na oferta de conexões e no avanço dos negócios.
A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 1. Atualização do calendário trimestralmente Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos |