5 tendências em eventos corporativos
Quarta, 24 Julho 2024 14:38

5 tendências em eventos corporativos

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Diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, Vanessa Chiarelli Schabbel, destaca cinco tendências que estão remodelando o panorama dos eventos empresariais, e o que ainda deve vir nos próximos anos

O que se espera ao se participar de um evento corporativo? Além de fazer networking, hoje muitos profissionais buscam informações inéditas, formatos e experiências impactantes, que proporcionem insights relevantes e sejam até mesmo um ‘divisor de águas’ em sua trajetória profissional. Desde a retomada dos eventos presenciais, pós-pandemia, os eventos corporativos voltaram com força total e passaram por alterações.

Locações, tecnologia e outras inovações estão transformando o setor. Por isso, a especialista em eventos e diretora executiva da Bop Comunicação Integrada, Vanessa Chiarelli Schabbel, listou as cinco maiores tendências para os eventos corporativos:
 

1- Experiências exclusivas

De acordo com os dados recentes divulgados pela Octadesk e Opinion Box, 67% dos consumidores consideram o atendimento personalizado como o principal fator para comprar, e isso acontece também no mundo dos eventos, no qual as pessoas também buscam uma experiência personalizada.

De olho nessa tendência, cada vez mais os eventos corporativos, de empresas dos mais diversos setores, estão sendo formatados para oferecer experiências únicas e inesquecíveis. Essa mudança de enfoque visa não apenas encantar os participantes, mas também engajar e conectar melhor empresas e seus públicos, criando momentos que vão além do simples networking.

“Empresas estão investindo em eventos imersivos que incorporam tecnologia, atividades interativas e ambientes cuidadosamente projetados para proporcionar uma vivência diferenciada, o que se torna uma experiência exclusiva”, explica Vanessa Chiarelli Schabbel.

2- Locações inusitadas

Fugindo do tradicional formato em auditórios, as empresas têm recorrido a locações em espaços mais aconchegantes ou mesmo inusitados, que unem também a experiência exclusiva.

“Muitos eventos corporativos também têm sido organizados em resorts, ou até mesmo em pontos turísticos, que cada vez mais vem sendo preparados para oferecer uma infraestrutura completa, unindo trabalho e lazer e são cada vez mais procurados pelas empresas com este propósito. O Cristo Redentor, por exemplo, cartão postal do Rio de Janeiro e ícone do turismo, conhecido mundialmente, vem se especializando cada vez mais como local para abrigar eventos”, comenta Vanessa.

3 - Eventos com recursos tecnológicos e IA

Uma das ferramentas para proporcionar experiências diferenciadas é a utilização de recursos tecnológicos e de Inteligência Artificial. Um exemplo disso é o que faz a Human Robotics, startup que cria máquinas personalizáveis, utilizando os chamados Robios Go (robôs de atendimento) para serem recepcionistas em seus eventos. Eles são capazes de interagir por meio de comandos de voz, respostas a perguntas e fornecer orientações sobre o evento, palestras, workshops e demais atividades, garantindo que os visitantes estejam informados e engajados.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) é outra tendência, e recursos do gênero são cada vez mais empregados em eventos. “Hoje, já é possível reproduzir em eventos situações muito próximas das reais, para públicos bastante específicos. Pensando, por exemplo, em um congresso voltado para médicos, utilizando RV e RA, demonstrar em tempo real técnicas adotadas em cirurgias, o que é atrativo e muito relevante para o público em questão”, exemplifica.

4- Ambientes interativos

Os eventos interativos não apenas atraem mais participantes, mas também fortalecem o engajamento à marca. “Ao oferecer uma experiência única, as empresas conseguem criar uma conexão emocional com seu público, o que pode resultar em parcerias mais sólidas e duradouras”, explica a especialista.

Além disso, esses eventos promovem uma maior interação entre os participantes, facilitando a troca de ideias e a criação de redes de contato mais fortes” complementa. “Ambientes interativos e dinâmicos estimulam a colaboração e a inovação, elementos essenciais para o crescimento e a competitividade no mercado atual”, avalia a diretora-executiva da BOP.

5- Personalização

Na visão de Vanessa, o futuro deste mercado é continuar evoluindo com base na personalização e na integração de tecnologias inovadoras. “Esses elementos não apenas transformam a experiência do participante, mas também ajudam as empresas a alcançarem resultados mais significativos. A capacidade de adaptar-se às expectativas crescentes dos participantes e utilizar tecnologias emergentes será crucial para definir o sucesso dos eventos corporativos”, diz a especialista.

Com a demanda crescente por experiências únicas, as empresas que adotarem essas novas práticas estarão sendo pioneiras no mercado, estabelecendo novos padrões de qualidade e inovação. “Eventos corporativos não são mais apenas encontros formais para criação de networking e interação entre funcionários, eles são oportunidades de criar histórias que podem marcar todos os envolvidos”, finaliza.

 


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Sobre a BOP Comunicação Integrada:Fundada em 2020, a BOP Comunicação Integrada é especializada em eventos corporativos e liderada por Vanessa Chiarelli Schabbel, que tem mais de 15 anos de experiência em eventos, com soluções abrangentes em Diagnóstico e Planejamento, Employer Branding, Branding, Criação e Design, Marketing Digital e Eventos. Acumula três Prêmios Caio, nas Categorias Congressos Nacionais (2022) e Eventos de Incentivo (2023), e já realizou eventos de várias marcas como Cyrela, Elopar, SulAmérica, Bexs, entre outros.

 

 

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Visto 316 vezes Última modificação em Quarta, 24 Julho 2024 14:51
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

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