15ª Fesqua supera expectativas com crescimento de 50% em área ocupada e mostra evolução da indústria de esquadrias e vidros
Quinta, 19 Setembro 2024 12:37

15ª Fesqua supera expectativas com crescimento de 50% em área ocupada e mostra evolução da indústria de esquadrias e vidros

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

15ª Fesqua

 

O evento foi estratégico para as empresas apresentarem inovações tecnológicas e soluções sustentáveis que vão movimentar a produção nos próximos meses

A 15ª edição da Fesqua – Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizada de 11 a 14 de setembro no São Paulo Expo, reafirmou seu papel como o maior evento da América Latina nos setores de esquadrias e vidros. Realizada simultaneamente com a Fesqua Vetro (Feira Internacional de Esquadrias e Vidros), FEIPAT (Feira da Patologia das Construções) e EBRATS (Encontro e Exposição Brasileira de Tratamentos de Superfície), o evento cresceu 50% em relação à edição de 2022, atraindo 53 mil visitantes de 25 países, com 700 marcas expositoras que ocuparam três pavilhões.

De acordo com Luis Tavares, diretor do Grupo Contramarco, idealizador do evento em parceria com o IEG Brasil (Italian Exhibition Group), esta edição é a maior de todos os tempos. “É incrível ver o papel da Fesqua no desenvolvimento da indústria de esquadrias e vidro. Ao longo dos anos, continuamos contribuindo para o desenvolvimento deste mercado, fomentando negócios e trazendo conteúdo técnico para atualização de milhares de profissionais”, diz o executivo.

Rimantas Sipas, COO do IEG Brasil adianta que 75% dos contratos já foram renovados para a edição de 2026, programada para acontecer entre os dias 09 e 12 de setembro, no São Paulo Expo.

O evento destacou tecnologias de automação, sistemas de isolamento térmico e acústico, além de revestimentos sustentáveis que visam melhorar a eficiência energética das edificações. Dentre os inúmeros lançamentos apresentados pelas marcas, estão soluções com design moderno e alta performance que atendem às melhores práticas ESG, em linha com a crescente demanda por empreendimentos que consomem menos energia e oferecem maior conforto para os usuários.
 

Neste ambiente propício para a geração de negócios, os expositores relataram fechamento de contratos durante a Fesqua que deverão seguir nos próximos meses.

Segundo dados da AFEAL, as vendas de esquadrias registraram um aumento de 4% em 2023, mesmo com a retração de 0,5% no Produto Interno Bruto (PIB) da construção no ano anterior. Para 2024, a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) projeta um crescimento de 2,3%, o que deverá impulsionar ainda mais os mercados de vidro e esquadrias.

A indústria de PVC também apresenta indicadores positivos. De acordo com o Instituto Brasileiro do PVC, o consumo desse material no Brasil em 2022 foi de 1,1 milhão de toneladas, das quais 62% foram destinadas à construção civil. O restante foi distribuído entre infraestrutura (9%), setor agro (6%), calçados (5%), transportes (4%), entre outros. O crescimento constante do uso do PVC na construção é um reflexo das suas propriedades de resistência, durabilidade e eficiência energética, sendo amplamente utilizado em projetos que buscam alta performance com baixo impacto ambiental.

Em sintonia com o mercado

Além das inovações apresentadas pelos expositores, a Fesqua ofereceu uma programação com palestras e seminários que abordaram temas essenciais para a construção civil. A Feipat Conference trouxe discussões sobre a diferença entre prazo de garantia e vida útil nas edificações, ressaltando a importância da qualidade e da conformidade com as normas vigentes.

Outro evento que recebeu muitos profissionais do setor foi o Seminário Vidrosom, com painéis sobre soluções acústicas aplicadas ao vidro, com foco no controle de ruídos e na eficiência energética. O uso de vidros de controle solar e outras tecnologias avançadas para especialistas.

No fórum Esquadrias PVC em Foco, o crescimento do uso de PVC em esquadrias foi destacado, especialmente por suas propriedades de isolamento térmico e acústico, bem como sua resistência e durabilidade em ambientes diversos. Já a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio promoveu o 6º Encontro AFEAL e aproveitou o evento para lançar sua nova plataforma de EAD, voltada à capacitação de profissionais do setor de esquadrias de alumínio, reforçando o compromisso da entidade com a qualificação técnica e a profissionalização do mercado.

Os serralheiros, fabricantes de esquadrias e instaladores também prestigiaram o Siescomet junto com o Senai que apresentou conteúdos práticos sobre os principais desafios e avanços do setor de serralheria.

Avaliação dos expositores

Os expositores também destacaram a relevância da Fesqua para o setor e para seus negócios. Kemily Aguirre, gerente geral da WVetro, comemorou o sucesso do evento: “A Fesqua é extraordinária, se supera a cada edição! O pavilhão aumentou demais, dobrou de tamanho. Conseguimos projetar e fazer negócios. Com certeza, temos interesse em retornar em uma próxima edição.”

Monique Tribossi, analista técnica da Voilàp, complementou: “Por sermos a empresa principal desse segmento de máquinas, sempre recebemos muitas pessoas. Já fechamos bastante negócio e preenchemos mais de 200 fichas de clientes para enviar proposta, com cerca de 30 negócios bem encaminhados.”

Para Renata Pirozzi, gestora de marketing da Alumitec, “a Fesqua é um evento que traz muita demanda, porque eu percebo que as pessoas buscam lançamentos, novidades e informações. Todo ano nos preparamos bastante para trazer sempre algum lançamento, para que as empresas possam se atualizar e melhorar os resultados nos pontos de venda. Percebemos o fluxo alto de pessoas no estande e na feira. Em relação aos negócios, tivemos algumas efetivações durante a feira, e também de clientes finais interessados em fazer o cadastro para receber informações. Com o trabalho de pós-feira, a expectativa é aumentar as vendas.”


Sobre a Contramarco | Inserido no setor da construção civil há 25 anos, com foco na indústria de esquadrias e vidro, o Grupo Contramarco iniciou suas atividades no ano 2000, lançando a revista Contramarco e a FESQUA - Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizada a cada dois em São Paulo/SP.

O sucesso crescente dessas duas iniciativas pioneiras no setor da construção civil impulsionaram a direção do Grupo a criar novos eventos especializados e bem-sucedidos, como o SAIE VETRO - Salão da Indústria de Esquadrias e Vidro (realizado a cada dois anos em Florianópolis/SC); o Fórum Contramarco ( é realizado periodicamente em uma região do país); o Prêmio Nelson Firmino (para destacar obras e projetos especiais) e a FESQUA VETRO - Feira Internacional de Esquadrias e Vidros para Construção Civil, que ocorre simultaneamente à grande feira FESQUA, considerada a terceira maior do mundo no segmento de esquadrias.

Hoje, o Grupo Contramarco é o principal polo gerador de negócios e conexões para profissionais da indústria de esquadrias e vidro no país.


Assine Newsletter


Sobre o IEG Brasil | Em 2022, o IEG - Italian Exhibition Group, um dos principais organizadores de feiras e congressos da Europa, iniciou as operações no Brasil com o objetivo de expandir sua atuação no país com o grupo IEG Brasil. Atualmente, onze feiras integram o portfólio da empresa voltadas aos segmentos de fitness, saúde, bem-estar, esquadrias, tratamento de superfície, geotecnologia, drones e espacial integram o portfólio da empresa: BTFF - Brasil Trading Fitness Fair, Fesqua, Fesqua Vetro, Feipat, Ebrats, DroneShow, MundoGEO Connect, SpaceBR, e-VTOL, Expo InfraFM e Expo SmartCity Business-Br.

O IEG, listado na Bolsa de Milão, se consolidou como líder na organização de feiras de negócios e congressos na Itália e é conhecido por sua atuação em seis categorias: Alimentos & Bebidas; Joalheria & Moda; Bem-Estar, Esporte & Lazer; Turismo & Hospitalidade; Lifestyle & Inovação; Ambiente & Tecnologia. Hoje, o grupo é responsável pela organização de mais de 50 feiras e 190 eventos e congressos. Nos últimos anos, deu início a um processo de expansão no exterior, com aquisições e parcerias estratégicas em países como Estados Unidos, Emirados Árabes, China e Brasil. Em 2023, a empresa faturou € 212.4 milhões, valor 32% maior que o ano anterior, com EBITDA de € 49.5 milhões. Mais informações acesse aqui

 

 

 

calendario    

A edição 2024 do calendário reúne mais de 200 feiras industriais, 
a aquisição dá acesso a Assinatura Moderada com mais benefícios:

1. Atualização do calendário trimestralmente
2. Guia do Expositor
3. Acesso a base de dados online 

  

Após o pagamento você será direcionado a uma página exclusiva para download dos documentos

Visto 248 vezes Última modificação em Quinta, 19 Setembro 2024 12:52
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Promoção Ello Consultores

Ello Consultores logo

Especialista em Marketing Industrial 

Consultoria Estratégia de desenvolvimento de conteúdos para atração e retenção de clientes.

Agende uma consulta

www.elloconsultores.com.br

Curso Marketing para Feiras

curso mkt feiras

Assine nossa Newsletter

Top