Estudo mostra que 56% dos participantes das Feiras de Negócios participam para captar novos clientes
No levantamento inédito “Panorama das Feiras de Negócios do Brasil”, elaborado pela UBRAFE- União Brasileira dos Promotores de Feiras, divulgado nesta segunda (28), apontou que o Brasil realiza mais de 2200 Feiras de Negócios por ano e lança dois capítulos especiais. O primeiro é As 100 maiores Feiras do Setor do Agronegócio, em parceria com o IBCE (Instituto Brasileiro do Comércio Exterior), e o segundo capítulo é O Perfil dos Expositores das Feiras Industriais, em parceria com o portal Feiras Industriais.
O estudo analisou as Feiras de Negócios e exposições B2B (sigla em inglês. que significa de empresa para empresa), Feiras Industriais e as Feiras do Agronegócio. O Estudo considerou o Calendário Ubrafe das Principais Feiras de Negócios, Calendário Feiras do Brasil, Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e do IBCE (Instituto Brasileiro do Comércio Exterior).
O Calendário Ubrafe As Principais Feiras de Negócios de 2016 apresenta também o capítulo especial das 100 Maiores Feiras do Agronegócio. A previsão para o PIB da agropecuária em 2015 é de R$ 1,2 trilhão, sendo R$ 825,08 bilhões (67,6%), referentes ao ramo agrícola e outros R$ 396,27 bilhões (32,4%) ao setor pecuário. Os números são da CNA e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP).
Dados do mercado de Feiras de Negócios
O estudo Ubrafeano contemplou 220 Feiras de Negócios que serão realizadas, em 2016, por associados Ubrafe e do Calendário do Agronegócio, com 36,5 mil empresas expositoras para 50 macro segmentos econômicos, sendo 32.000 empresas nacionais e 4500 empresas estrangeiras. Hoje, dentro da pesquisa foi considerado 2.600.000m² nos principais pavilhões brasileiros.
“O objetivo principal deste trabalho foi realizar uma amostra sobre os principais fatores que permitirão ao mercado realizar inovações no atual momento econômico”, afirma Armando Campos Mello, presidente executivo da UBRAFE e diretor do SINDIPROM/SP.
O capítulo especial O Perfil dos Expositores das Feiras Industriais, realizado pelo portal Feiras Industriais e a Ubrafe, revela que 222 Feiras de Negócios de 32 setores industriais. O Estudo analisou um recorte de 817 entrevistados dentre as empresas que participam das Feiras de Negócios da Indústria, com foco B2B (Business to Business).
De acordo com o Estudo da Ubrafe e do portal Feiras Industriais, das 817 entrevistadas 30% das empresas vão as Feiras de Negócios como expositoras, 18% como fornecedoras de serviços e 48% como visitantes de Feiras de Negócios. E os principais motivos que as levam a participar das Feiras de Negócios são 56% captar novos clientes, 15% para lançar produtos e serviços e 18% outros.
O estudo revelou ainda a frequência que as empresas participam das Feiras de Negócios mostrando que aproximadamente 36% das empresas expõem 1 vez por ano e cerca de 48% participam de duas a cinco feiras de negócios.
Conheça o estudo completo do Perfil dos Expositores das Feiras Industriais.