Oi pessoal,
Assisti recentemente a um vídeo-aula sobre Vendas por Telefone, gostei tanto que agora estou compartilhando no Blog da Ello.
Abraços,
Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Diretora do Portal Feiras Industriais
eliane@elloconsultores.com.br
Principais Erros cometidos por vendedores ao realizar suas negociações por Telefone.
1. Procure fechar a venda no ato da venda, não deixe para depois.
Vendedor: "Pense com calma" "Analise depois"
2. Evite Frases destruidoras de vendas
Vendedor : "Eu irei enviar um email para o senhor analisar"
Cliente:"OK. Irei analisar e depois te ligo".
Vendedor: "O senhor tem meu telefone depois me liga"
Se você acredita em Papai Noel esta é a melhor tática! Cliente não quer ter trabalho de comprar, tem muitos afazeres, Você Vendedor que tem de ligar.
Melhore esta frase com assertividade:
" O senhor prefere que eu te ligue amanhã na parte da manhã ou tarde para voltarmos a conversar?"
3. Dar a responsabilidade da venda para o cliente
Vendedor: "Feche comigo esta compra preciso bater minhas metas"
4. Evite comentários negativos
Vendedor: "Este cliente é um ignorante" - "Não consigo fechar venda hoje"
Não permita que o negativismo contamine o ambiente comercial.
5. Dica para reverter uma venda
Cliente: "Eu não vou comprar"
Vendedor: mude de assunto para conseguir voltar a conversa comercial, minutos depois, assim você pode desarmar o cliente para evitar um embate no não fechamento da venda.
6. Empatia
Fale com o cliente e repita seu nome várias vezes, isto demonstra aproximação com o cliente.
7. Qualifique o cliente
Analise seu crédito, seu perfil de compra, assim poderá errar menos no telemarketing.
E conseguindo fechar a venda, repasse a venda, as condições, para que o cliente possa se certificar que está totalmente de acordo. Isto também evita a inadimplência.
Confira o vídeo, Vendas por Telefone com César Frazão.