Redes Sociais para investidores lutam para ganhar espaço

Redes Sociais para investidores lutam para ganhar espaço

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Internet Expectativa é que sites conquistem adeptos com popularização do mercado de capitais no Brasil

 
Sucesso entre investidores do mercado de capitais no exterior, principalmente nos Estados Unidos, onde parte da população está habituada a trabalhar com capital de risco, o modelo de rede social para a área financeira começa a lutar por mais espaço no Brasil. O número de redes com esse perfil no país ainda é baixo, mas a expectativa é que a procura por esse tipo de site de relacionamento aumente à medida que mais pessoas façam investimentos nas bolsas de valores.
Lançada no começo desse mês, a Meivox é uma das redes sociais para investidores desenvolvidas no Brasil. No site – criado pelos empresários Fernando Terni (ex-executivo da Nokia e da Schincariol), Fábio Schaffer e Rafael Lee – em vez de fotos ou comentários sobre o dia a dia, o objetivo é que os usuários divulguem negociações de ações. A partir dessas informações, a Meivox elabora rankings das ações mais negociadas pelos integrantes da rede e também dos usuários que tiveram melhor desempenho.
Apesar de relatar as operações em bolsa, os usuários da rede social não precisam informar os valores investidos. O que a pessoa faz na rede social também não está, necessariamente, associada ao “mundo real”. Para registrar a compra de uma ação no site, por exemplo, não é preciso ter comprado de fato aquele ativo, basta a simulação.
A estratégia do site é ter gráficos convencionais sobre os principais rankings elaborados a partir de informações dos usuários. “É uma mistura da análise tradicional de mercado com o sentimento dentro da rede social”, afirma Rodrigo Terni, executivo-chefe da Meivox. O investimento inicial para criação do site foi de R$500 mil.
 
Mas por que alguém bem-sucedido no mercado de capitais teria interesse em divulgar sua estratégia em uma rede social? Segundo Terni, mesmo quem já é veterano no mercado financeiro gosta de ter uma segunda opinião.”As pessoas querem encontrar outros usuários e comparar as estratégias”, diz. O uso da Meivox é gratuito, mas, futuramente, quem quiser receber o sinal da Bovespa em tempo real terá de pagar entre R$25 e R$35 por mês.
Uma das redes sociais com que a Meivox terá de disputar usuários é a Tapix, lançada em setembro de 2011. Ao contrário da Meivox, que é mais parecida com o Facebook, a Tapix foi desenvolvida com base no conceito de microblog e tem um perfil mais próximo do twitter.
Um dos maiores desafios da rede social para investidores é firmar parcerias com as corretoras de valores para conseguir mais usuários. “Elas tentam manter os clientes dentro dos fóruns privados”, explica Marcelo Mayworm, fundador da Tapix e engenheiro de softwares da Bolsa de Valores de Nova York. A Tapix não cobra mensalidade dos usuários. Atualmente, a maior parte da receita vem de publicidade, mas o site tem planos de criar outras fontes de recursos. “Queremos que profissionais cadastrados na CVM [Comissão de Valores Imobiliários] passem a vender análises e relatórios através da rede social”, explica Mayworm. Nesse caso, os profissionais terão de repassar para o site cerca de 5% do valor recebido.
Já no caso do Guiainvest, a opção foi por reunir elementos do Facebook e do Twitter. “Pegamos o que era bom em cada um deles e o que fazia sentido para uma rede social de investidores.”, explica André Fogaça, sócio-fundador do site. Na Guiainvest, cada ação negociada na Bovespa tem uma página e, “seguindo” o perfil do ativo, é possível receber todas as informações publicadas referentes a ele. A receita da Guiainvest é baseada em publicidade, mas a rede social também tem uma parceria com a XP Corretora e ganha um percentual sobre a venda de produtos financeiros, como carteira de ações e fundos de investimento.
 
Fonte: Valor Econômico
Data: 14/02/12
Visto 2231 vezes Última modificação em Terça, 27 Março 2012 09:41
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

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