E-mail Marketing é uma ferramenta de marketing direto, no qual o cliente pode optar por receber ou não as mensagens. Deve ser utilizada com cuidado para não incomodar o usuário e é uma atividade regulamentada pelo Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing. Veja os Cases de E-mail Marketing da RS Web Interactive.
1. Invista em sua base de e-mails
De nada vale ter uma listagem enorme e irrelevante para o negócio. “Já tivemos mailing de 25 mil e-mails e não sabía-mos nem o nome das pessoas“, diz Maurício Renner, editor do site de tecnologia da informação Baguete. “Depois de constatar que muitas mensagens não eram sequer abertas, fizemos uma campanha de recadastramento e temos hoje uma base consistente de 8.700 assinantes“.
2. Abra um canal para OPT-OUT
Em todos os e-mails que enviar, disponibilize um link para descadastramento, caso contrário, a sua empresa corre o risco de ficar associada ao desrespeito e à prática de spam.
3. Acerte na Frequência
A não ser que tenha autorização do cadastrado para envios mais frequentes, atenha-se aos e-mails quinzenais ou no máximo semanais. O excesso de e-mails pode gerar uma imagem negativa.
4. Seja Relevante
Analise os links clicados pelos destinatários para identificar grupos de interesse. Se houver tribos bem distintas, segmente sua base de contatos, de modo a criar e-mails efetivamente relevantes para quem recebe.
5. Possibilite a troca
Não se restrinja a enviar mensagens. Apresente para o destinatário um canal de aprofundamento e interação, seja por e-mail, fone, site ou blog. Em sites e blogs, disponibilize formulários de cadastro e apresente a possibilidade de indicar amigos.
6. Dose o tamanho dos arquivos
Não carregue os e-mails com imagens ou anexos pesados. Caso queira disponibilizar arquivos grandes para o destinatário, gere um link que conduza a eles.
7. Seja Objetivo
Tenha títulos e mensagens objetivas. Seu e-mail concorre com várias outras mensagens, você tem poucos segundos para atrair quem lê.
8. Drible o Anti-Spam
Antes de liberadas pelos provedores, as mensagens passam por filtros anti-spam. Existem palavras ranqueadas em mecanismos específicos, se uma delas atinge certa pontuação, é interpretada como lixo. Palavras como: “Sexo“, “Viagra“, “Clique Aqui” e links para o Orkut, por exemplo, alcançam muitos pontos. Em períodos de programa Big Brother Brasil, “BBB” é um termo que também assusta. Antes de disparar várias mensagens eletrônicas convém testar o envio para endereços de provedores distintos. Uma vez aprovadas, tudo OK para o restante do grupo.
9. Invista no Envio
Há empresas especializadas em envio de e-mail marketing. Elas têm pacotes econômicos para envios reduzidos, como mil mensagens mensais. O disparo “doméstico” costuma ser barrado pelos provedores.
10. Mensure os retornos
O e-mail marketing não é mero instrumento para divulgação. Trata-se de um modo de conhecer melhor o cliente e identificar suas preferências. Tome as mensurações feitas por empresas de e-mail marketing como formas para incrementar seu negócio. Você pode inclusive fazer testes, enviando diferentes mensagens para dois grupos e comparando os retornos obtidos.
11. Muito prazer, sou seu cliente
Conheça todas as informações possíveis sobre seu cliente. Desejos, preferências e o que leva seus clientes a comprarem seu produto são fatores fundamentais na hora de decidir o conteúdo da sua campanha. A mensagem só será certeira se a oferta casar com a demanda. As vezes um ótimo desconto pode não ser suficiente. Descobrindo o motivo que leva o cliente a comprar o seu produto ou serviço, será mais fácil conseguir atender as expectativas e satisfazê-lo.
12. Foco no cliente
Use uma linguagem adequada ao universo do seu cliente. Seja direto e amigável como em uma conversa. Imagine que ele não está lendo um e-mail, mas está na sua frente. Redija o texto de forma personalizada, fazendo com que o cliente se sinta especial e único.
13.Promessa é dívida
Seja coerente no assunto, conteúdo e links. Se o assunto é uma pergunta, responda no conteúdo. Se o link promete desconto, direcione o cliente para uma página que conceda esse benefício. Não tente mascarar suas intenções, e-mail marketing é uma via direta. Prometa e cumpra.
14. 1 alvo com 1 bala
Concentre sua mensagem em um objetivo. Seja ele venda, cadastramento, convite ou resposta. Não crie mensagens longas com vários assuntos e focos diversos. Isso dispersa a atenção do cliente, que na maioria das vezes já lerá seu e-mail rapidamente. A informação deve ser clara e direta com links visíveis e destacados.
15. Seja profissional
Não envie e-mails do Outlook. Fuja também dos softwares de camelô. Procure profissionais ou serviços online especializados. Além de tornarem o envio uma tarefa simples, eles ainda fornecem estatísticas de envios, informam quem abriu e quem clicou nos links. Dados fundamentais para medir o resultado da sua campanha.
Fontes: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
Data: 28/05/2012