Jefferson Nery do Prado
O assunto Petrobrás e preço de combustíveis será uma eterna constante na vida do brasileiro depois que a política de preços foi alterada para seguir o mercado internacional.
Embora essa decisão tenha sido acertada para preservar o resultado da companhia (haja visto o descalabro no governo anterior) descortinou um problema maior em nossa economia. A forma como determinados mercados são tributados.
Especificamente o de combustível, aflorou-se os percentuais de impostos que compõem o preço final na bomba. E, percebeu-se como a tributação exerce uma contribuição importante no alto preço final para o consumidor.
Assine o Portal Feiras Industriais
Infelizmente, ao invés de tratar o problema como deve ser tratado, o governo federal empreendeu uma guerra de narrativa para colocar a culpa nos governados estaduais (alegando que o maior imposto é o ICMS) e zerou a CIDE e fez campanhas para justificar que a Petrobrás entrega o combustível a R$ 2,33.
Entretanto, o ICMS está congelado desde 2015 e sua alteração depende da reforma tributária que o governo federal nem sequer sabe explicar como será feita (ou se será feita).
Portanto, como a privatização da companhia não irá acontecer, e a reforma tributária também não sairá do papel (caso saia, não será aquela que o país precisa) teremos um 2022 com combustível caro para o consumidor brasileiro.
Jefferson Nery do Prado é professor do curso de Ciências Econômicas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tendo realizado Doutorado-Sanduíche no Departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil