Imprimir esta página
Quinta, 13 Fevereiro 2025 13:26

Anuga Brazil e Private Label Brazil unem forças para ampliar conexões e oportunidades de negócios

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)

Private Label Brazil

 

Feiras farão intercâmbio de visitantes, com transporte gratuito; 34% dos lares brasileiros consomem
produtos de marcas próprias regularmente

6ª edição da Anuga Select Brazil, referência global no setor de alimentos e bebidas, será a primeira em parceria com a Private Label Brazil, principal feira de marcas próprias e terceirização da América Latina. A expectativa dos organizadores é unir forças, potencializando as oportunidades de negócios para os players em um ambiente propício para networking qualificado e alianças estratégicas.

Os visitantes terão acesso facilitado a ambas as feiras através de um serviço de transporte gratuito interligando os dois eventos, cujos centros de exposição estão separados por apenas 4 km de distância. Enquanto a Anuga acontece entre os dias 8 e 10 de abril no Distrito Anhembi, o Pro Magno recebe a Private Label nos dias 9 e 10.

“Com a parceria, a programação de palestras e paineis da Private Label será feita no espaço da Anuga, ajudando a levar informações de mercado e tendências para um público ainda mais abrangente. Vamos proporcionar uma plataforma robusta para que indústrias, distribuidores e varejistas encontrem soluções inovadoras, explorem novas oportunidades e desenvolvam relacionamentos de longo prazo. Ainda há um grande potencial inexplorado e esse intercâmbio pode contribuir para expansão”, declara Giulio Rossi, Diretor-Geral da Private Label Brazil.

Segundo pesquisa da Nielsen, 34% dos lares brasileiros já consomem produtos de marcas próprias regularmente. Esses itens, de acordo com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), permitem uma economia de 30% no comparativo com as marcas tradicionais. No entanto, a participação das marcas próprias no setor de supermercados ainda é de aproximadamente 7% no Brasil, enquanto na Europa esse número ultrapassa os 30%.

“O consumidor está cada vez mais exigente e busca qualidade aliada a um bom custo-benefício. A parceria entre os eventos vem para fortalecer ainda mais ambos os segmentos no país criando um ambiente estratégico para que indústrias e varejistas criem soluções alinhadas às novas demandas do mercado. Não tenho dúvidas que vamos gerar muito conhecimento e insights valiosos para que o setor de alimentos e bebidas continue crescendo de forma sustentável e inovadora”, afirma Polliana Claudino, gerente de projetos da Anuga.

Melhora de percepção no Brasil

Rossi aponta que o crescimento das marcas próprias no Brasil é impulsionado por diversos fatores, sendo que o importante deles, provavelmente, é a busca do consumidor por produtos que ofereçam qualidade com preços justos, principalmente em um cenário econômico desafiador. Além da alta no setor de alimentos e bebidas, as marcas próprias também trouxeram um grande retorno para as farmácias: as cinco principais redes nacionais registraram um aumento de quase 60% no faturamento.

“Os varejistas passaram a investir mais na qualidade e inovação dos produtos de marca própria, tornando-os competitivos frente às marcas tradicionais. A melhoria na percepção do consumidor, aliada a estratégias eficientes de marketing e distribuição, tem contribuído para o avanço significativo desse segmento. Com a consolidação desse movimento, a lealdade do consumidor tem se fortalecido, o que leva os varejistas a expandirem ainda mais seus portfólios e categorias de produtos”, diz Rossi.

A transformação significativa nos processos produtivos, com rigoroso controle de qualidade e maior preocupação com a formulação dos produtos, foi crucial para essa mudança de percepção. Certificações específicas, novas tecnologias e embalagens mais sofisticadas têm contribuído para que os consumidores percebam as marcas próprias como equivalentes – e, em alguns casos, superiores – às marcas tradicionais, representando mudança de paradigma.

“A segmentação do mercado tem permitido a criação de linhas premium e produtos voltados para nichos específicos, como orgânicos, veganos e funcionais. O avanço da tecnologia também tem facilitado a personalização e o aprimoramento dos produtos, tornando as marcas próprias cada vez mais competitivas e atrativas para os consumidores. Um dos pontos que chama atenção é também o cuidado com a embalagem, tanto que decidimos dedicar parte do espaço na feira para abordar essa questão. Esse item está diretamente relacionado à valorização do produto de qualidade”, conta o Diretor-Geral da Private Label Brazil.

Segundo Rossi, a complexidade da cadeia de suprimentos, a necessidade de garantir um alto padrão de qualidade e a construção de uma identidade de marca forte ainda são as principais dificuldades. “Desenvolver estratégias sustentáveis de forma a equilibrar custos operacionais, promover inovação e garantir diferenciação para se destacarem no mercado e conquistar a desejada confiança dos consumidores são fundamentais”, destaca.

Acompanhe as outras principais atrações:

  • Sesc Mesa Brasil - A campanha deste ano foi ampliada para que os visitantes possam contribuir com a doação de alimentos (1kg de alimentos não perecíveis), por meio do ingresso/credencial solidária. O programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais.

  • Ilha do Sorvete by ABIS | Congresso Latino-Americano de Sorvetes Helados (Clash 2025) - Em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias e do setor de Sorvetes, a Anuga Select Brazil contará com conteúdo, inovação, degustação e, pela primeira vez, com o Clash.

  • Anuga StartUp Zone - Local de encontro, conteúdo de qualidade e oportunidades de networking exclusivas para a comunidade de startups do setor, em parceria com a Abrasel SP e a Fablab Hub. O evento oferece às empresas e profissionais do setor troca de informações com especialistas sobre as novas tecnologias que movimentam os negócios do mercado de foodservice.

  • 4º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro – Conexão com os principais líderes, supermercadistas e empreendedores no Congresso Nacional de Supermercados de Bairro apresentado pela Expo Supermercados.

  • 3º Workshop Açougue de Primeira – Abordará estratégias comprovadas de planejamento, organização, coordenação e controle para alcançar ótimos resultados e conquistar a plena satisfação dos clientes, com a participação de gestores, açougueiros e especialistas em carnes.

  • Congresso ABIR com painel de Inovação - Universo da inovação nas bebidas não alcoólicas a partir de conversas e debates promovidos pela Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas.

  • Halal Zone - Pavilhão exclusivo dedicado a produtos de Alimentos e Bebidas certificados Halal, em parceria com a Fambras Halal, a maior certificadora da América Latina.

  • Mega Rodada de Negócios – Com três rodadas de negócios em apenas uma: a primeira com os hosted buyers, a segunda trazida pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com compradores internacionais e a terceira pela FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), em contato com as principais redes hoteleiras do Brasil.

  • Pavilhão Atmosfera Orgânica – O melhor do mundo orgânico no pavilhão em parceria com a Organis! Local onde indústrias nacionais e internacionais estão comprometidas com produtos sustentáveis e livres de agrotóxicos.

  • Cooking Show Anuga Brazil – Três dias de experiências culinárias, em que marcas renomadas e chefs de destaque se unem para apresentar aulas espetaculares. Descubra receitas inovadoras e cardápios irresistíveis.

  • ABAD Lounge – Em parceria com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o espaço será ponto de encontro que reunirá os principais atacadistas e distribuidores do país, além de 5 compradores do setor dentro da Mega Rodada de Negócios.


Assine Newsletter


Serviço:

Anuga Select Brazil

Data: 8 a 10 de abril de 2025

Horário: 10h às 19h 

Local: Distrito Anhembi - Pavilhão 1

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo – SP.

Parceiros Estratégicos: ABIR , ABIS, ABRASEL, APEX-BRASIL, EMBRAPA e EXPO SUPERMERCADOS.

Sobre a Anuga Select Brazil – É organizada pela Koelnmesse Brasil que, por meio da Feira, dedica o devido espaço a toda diversidade de atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 8 a 10 de abril de 2025, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTecA Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

 


 calendarioCalendário das Feiras Industriais 2025

Para acessar o Calendário das Feiras Industriais 2025 gratuitamente*, basta ser nosso Assinante categoria Básica - preencher no formulário abaixo.

Após o cadastro, o calendário será enviado diretamente para o seu e-mail. Além disso, você será adicionado ao nosso grupo no WhatsApp, onde poderá acompanhar as últimas novidades sobre feiras de negócios e marketing industrial.

* o calendário com todos os links abertos em formato excell está disponível para venda - clique aqui - .

    

 
 

 Assinatura Básica ao Portal Feiras Industriais

Nome*

 
 
 
?
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Visto 301 vezes Última modificação em Quinta, 13 Fevereiro 2025 14:31
Redação

Eliane Bastos
Consultora de Marketing da Ello Consultores
Publisher no portal Feiras Industriais
Blogueira no Marketerapia

 

Mais recentes de Redação